A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará realizou a cerimônia de entrega de carteiras para 45 novos (as) advogados e advogadas na tarde da última terça-feira (06/09). A cerimônia, que ocorreu no auditório, foi conduzida pelo presidente da seccional cearense, Erinaldo Dantas, e também contou com a presença de familiares e amigos dos recém-aprovados no exame da Ordem.

Na abertura do evento, o representante da Ordem Alencarina acolheu o público e demonstrou entusiasmo com a presença dos seguintes convidados para compor a mesa: Rodrigo Aiache, presidente da OAB – Secção Acre; Christiane Leitão, vice-presidente da OAB-CE; David Sombra Peixoto, secretário-geral da OAB-CE; Waldir Xavier, vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE); Márcio Vitor de Albuquerque, diretor-adjunto de Prerrogativas da OAB-CE; Raphael Castelo Branco, diretor tesoureiro da Escola Superior de Advocacia (ESA-CE); Feliciano de Carvalho Júnior, advogado; bem como os conselheiros estaduais Henrique Oliveira e Osmar Celestino.

Convidado a discursar, o presidente da seccional do Acre, Rodrigo Aiache, agradeceu a receptividade e a oportunidade de discursar para os novos colegas de profissão na seccional cearense. “Nós, enquanto advogados, somos defensores da honra, da vida, dos bens e do patrimônio das pessoas. Nós somos a voz daqueles que clamam por Justiça; somos a última trincheira do cidadão que bate à porta do poder judiciário”, declarou o presidente.

Em seguida, o veterano advogado, que acaba de completar 40 anos de carreira, Feliciano de Carvalho Júnior, parabenizou os advogados novatos e disse que esta é uma profissão de contendas, mas “o nosso limite de contenda passa pela ética e o respeito aos princípios da Justiça, da igualdade e da caridade, que trazem ao coração das pessoas a paz social”, afirmou.

Os diversos serviços oferecidos à classe advocatícia cearense foram apresentados ao público pelo vice-presidente da CAACE, Waldir Xavier. “A Caixa representa o braço assistencial da OAB, atuando a partir de uma grande variedade de serviços que beneficiam a advocacia. Nossa Caixa conta com mais de mil convênios com preços atrativos, demonstrando a importância de termos uma advocacia com dinamismo”, pontuou.

Também se pronunciou o diretor tesoureiro da ESA-CE, Raphael Castelo Branco, que apresentou o dever da instituição. “A Escola Superior de Advocacia, de fato, é o braço educacional do Sistema OAB, e tem por missão propiciar um conjunto de atividades acadêmicas que possam aglutinar a difusão da cultura jurídica no nosso Estado. Nós temos uma Diretoria que tem se esforçado muito para que essas atividades de cunho acadêmico possam ser interiorizadas”, revelou.

Ao fim dos discursos, o presidente Erinaldo Dantas procedeu com a leitura coletiva do juramento oficial da profissão e entregou a carteira da Ordem, individualmente, a cada um (a) dos(as) novos(as) advogados(as).