Na manhã desta quinta-feira (29/09), a OAB Ceará inaugurou, na nova sede do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), uma Sala da Advocacia, que leva o nome de um dos mais conceituados advogados eleitorais do Brasil, José Aroldo Cavalcante Mota. O espaço é climatizado e conta com equipamentos destinados para os advogados e advogadas que precisam de apoio para o exercício profissional dentro do Tribunal, contando com impressora, televisão para as sessões do pleno e computadores.

O presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, celebrou a conquista e agradeceu pelo suporte prestado pelo TRE. “Essa é uma sala diferenciada, conquista fruto do trabalho da OAB, do nosso amigo e presidente da Comissão de Direito Eleitoral, Fernandes Neto, juntamente com o presidente do Tribunal, o desembargador Inácio Aguiar. Nosso agradecimento a ele que foi decisivo para esta mudança”, comemorou.

Ainda celebrando o novo espaço equipado, Dantas destacou a importância do advogado Aroldo Mota para quem milita no direito eleitoral. “Aroldo foi uma das legendas da advocacia eleitoralista cearense, com mais de 30 obras publicadas e, por isso, fico muito honrado de ser o presidente da OAB que vai reparar um erro histórico de que a sala da advocacia, no Tribunal Regional Eleitoral, que ele tanto se orgulhava, passará finalmente a ter o nome dessa lenda. Meu agradecimento a todos os familiares, desembargadores, diretores e amigos que estiveram hoje aqui prestigiando esse momento extraordinário”, disse o presidente da Ordem cearense.

Inácio Cortez, presidente do TRE-CE, ressaltou a importância da parceria instituída entre a seccional cearense e o Tribunal. “Agradeço a parceria da OAB com o nosso Tribunal. Hoje é uma grande oportunidade de celebrar essa conquista para a advocacia. A OAB está aqui muito bem situada e, em sintonia, temos realizado diversos trabalhos, discutindo os mais variados assuntos, necessários tanto para a advocacia como para a sociedade. Parabenizo a atuação do presidente Erinaldo e do advogado Fernandes Neto em prol de melhorias para o nosso Tribunal, para o Direito Eleitoral e para a democracia”, evidenciou o desembargador.

Para o presidente da Comissão de Direito Eleitoral, Fernandes Neto, a implantação da sala no Tribunal reforça a parceria entre as instituições. “Nós ficamos muito honrados pelo privilégio de ter uma sala com a condição que temos hoje. Isso é fruto da sensibilidade e do constante apoio do presidente Erinaldo Dantas por mais melhorias à nossa classe advocatícia. No âmbito do Tribunal, agradecemos imensamente pela parceria e já nos colocamos sempre à disposição para as pautas do Direito Eleitoral, da advocacia eleitoral junto à OAB. Agradecemos também, em nome da Comissão, ao desembargador Inácio Cortez, que sempre nos tratou de uma forma gentil, amiga e participando dos interesses da advocacia da Comissão de Súmulas e Regimento Interno”, concluiu.

A inauguração do espaço contou com a presença de Desirée Mota, filha de Aroldo Mota, que agradeceu pela homenagem ao pai. “O prédio está muito bonito, foi inaugurado no dia 31 de agosto e nos sentimos muito mais que honrados. Esta é a sexta homenagem que nosso pai recebe. Já possui uma honraria no TRE na sede do Centro, no Tribunal de Tauá e também no Congresso de Direito Eleitoral, que acontece anualmente na ALECE. Agradecemos imensamente em nome de toda nossa família”, finalizou.

Emocionada, Marjorie Mota, também filha de Aroldo Mota, comentou sobre a importância da figura do pai no aspecto profissional e pessoal. “Nosso pai é uma figura ímpar que venceu tanto no trabalho, como fora dele. Até hoje nunca foi esquecido. Gratidão a todos que fizeram essa homenagem, aos que já honraram a sua vida e agradecemos desde já as homenagens que virão”, disse.

A solenidade contou com a presença dos diretores da OAB-CE, Christiane Leitão, vice-presidente; e David Peixoto, secretário-geral; do desembargador Everardo Lucena; do conselheiro federal pela bancada do Ceará na OAB Nacional, Cássio Pacheco; dos conselheiros seccionais Clara Petrola, Rafael Alcântara e Eduardo Brasil; do conselheiro fiscal da CAACE, Leonardo Vasconcelos; do membro consultor da Comissão Especial de Direito Eleitoral da OAB Nacional, Plínio Belchior, além de outros advogados(as), familiares e amigos do homenageado.

QUEM FOI AROLDO MOTA

José Aroldo Cavalcante Mota nasceu em Marruás, Tauá, no dia 27 de janeiro de 1933 e faleceu em Fortaleza em 20 de julho de 2017. Advogado, especializado em Direito Eleitoral, Administrativo e Constitucional, Aroldo foi presidente do Instituto Jurídico Eleitoral e Histórico do Ceará, sócio efetivo do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), membro e vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral. Participou do IV Seminário Internacional de Estudos Jurídicos, em Tel-Aviv, Israel; do IV Colóquio Ítalo-Brasileiro de Direito Romano, em Fortaleza; do Simpósio de Direito Civil e Direito Processual Civil, patrocinado pelo Instituto de Estudos Jurídicos, no Rio de Janeiro; do V Curso Interamericano de Eleições, em San José, Costa Rica, dentre outros.