Na manhã deste sábado, representando a OAB Ceará, nossa presidente em exercício, Christiane Leitão, participou da sessão de abertura de auditoria de 35 urnas eletrônicas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE). O sorteio foi comandado pelo Presidente da comissão de auditoria da votação eletrônica e juiz auxiliar da presidência do TRE, Rommel Conrado.

De acordo com Christiane Leitão, “A OAB Ceará vem atuando de forma a garantir uma eleição sem irregularidades. Acreditamos no trabalho do Tribunal Eleitoral e reiteramos o nosso compromisso de garantir a legalidade do processo, para que cada advogada e advogado, bem como cada cidadã e cidadão brasileiro possam ter a garantia das leis respeitadas”, garante.

O número de seções eleitorais em cada Unidade da Federação que devem passar por auditoria atende à Resolução do TSE nº 23.673/2021, no artigo 58. As Unidades que possuam de 15.001 a 30 mil seções eleitorais deverão sortear 35 urnas, sendo as 27 primeiras escolhidas para o Teste de Integridade e as 8 restantes passarão pelo Teste de Autenticidade. O Ceará possui, atualmente, 24.826 seções eleitorais.

Também estiveram presentes o membro da Comissão de Direito Eleitoral da OAB Nacional, Plínio Belchior, e os membros da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-CE Rodrigo Martiniano, João Bosco, e Raquel Machado, que também é representante do grupo Transparência Brasil. Na ação, ainda participaram representantes de partidos políticos, coligações, federações e diversas entidades fiscalizadoras, como a Forças Armadas e a Polícia Federal.

O evento foi transmitido pelo canal do Tribunal no YouTube.

Plantão OAB-CE – Eleições 2022

De forma a garantir uma eleição sem irregularidades e a atender os advogados e advogadas do estado, em caso de violação das prerrogativas e outras denúncias, a Ordem cearense atuará, neste domingo (2/10), em regime de plantão, de 8h às 18h, através dos telefone: (85) 99111.5533 e WhatsApp: (85) 98118.2499. A sede da OAB-CE, localizada na Av. Washington Soares, 800 – Guararapes, bem como todas as Subsecções da OAB pelo estado estarão realizando atendimento presencial.