Em alusão ao mês de prevenção ao câncer de mama, a Comissão da Mulher Advogada da OAB-CE, em parceria com a Comissão de Saúde, da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE) e com o apoio do Movimento Outubro Rosa, realizarão o Diálogo Rosa: Bate-papo entre especialistas sobre o câncer de mama. O evento será realizado nesta quinta-feira (20/10), às 16h, no auditório da Ordem. A programação é gratuita e aberta ao público e os interessados podem se inscrever no link: cursos.esace.org.br

Serão debatidos temas como os principais tratamentos e acompanhamentos necessários para o diagnóstico precoce e adequado da doença. Na ocasião, serão sorteados quatro vouchers para tatuagem reconstrutiva no mamilo, doadas pelo Rick Tatoo.

“Queremos ir além da patologia em si. Sabemos que é o mote central em torno do Movimento. Mas também queremos abordar os aspectos legais e a proteção jurídica das mulheres e seus direitos enquanto pacientes. Vamos todos e todas ampliar o diálogo e disseminar informações importantes para quem enfrenta a doença”, explica a vice-presidente da OAB-CE e presidente da Comissão da Mulher Advogada, Christiane Leitão.

Programação

17h – “Papo Rosa”

Valéria Mendonça – Coordenadora do Movimento Outubro Rosa Ceará. Administradora hospitalar.

Fernando Melo – Mastologista do Hospital São Carlos/rede Dor. Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia-Regional Ceará. Membro da Câmara Técnica de Mastologia do CREMEC. Titular da cadeira 45 da Academia Brasileira de Mastologia. CREMEC 4315. RQE 1513.

Tharrara Rodrigues – Advogada, pesquisadora, especialista em minorias. Vice-presidente da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OABCE e Coordenadora do observatório de violência contra mulher da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

17h40 – “Sobre Tempo”

Ronei Oliveira – Médico e Coordenador Médico dos Serviços de Cuidados Paliativos – Instituto do Câncer do Ceará (ICC).

Allyson Cristino – Procurador Geral Adjunto da OAB-CE. Mestrando em Políticas Públicas pela UECE, tratando sobre Políticas Públicas para Paciente em Cuidados Paliativos. Voluntário nos movimentos de solidariedade do Instituto do Câncer do Ceará (ICC).

Natália Barros – Psicóloga especialista em Psico-oncologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Conselho Federal de Psicologia. Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Psico-oncologia – sede Ceará (SBPO-Ce). Escrita no livro: “Psico-oncologia: Caminhos de Cuidado”.

18h15 – “Pax et Bono – ajudar, se doar, cuidar e trabalhar”.

Anna Paula de Azevedo Gonçalves – Especialista em nutrição clínica, esportiva, oncologia, nutrição clínica funcional e pós-graduanda em nutrição e fitoterapia pela Santa Casa de São Paulo.

Jennifer Rego Pereira – Bacharel em Fisioterapia pela Unicatólica; Formação em Fisioterapia Pélvica masculina e feminina, Linfotaping, Método Pilates e Conceito Mulligan. Pós-graduação em Fisioterapia Trauma-Ortopédica e Terapias Manuais pela Unifor. Multiprofissional em Cancerologia pela Escola de Saúde Pública e Instituto do Câncer do Ceará. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Fisioterapia e Funcionalidade – UFC. Docente de Pós-graduação pelo Centro Nacionalfisio e Faculdade IDE. Atuação Clínica em Consultório de Fisioterapia Pélvica e Oncológica.

Rômulo Viana – Médico do trabalho do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar.

OAB-CE na prevenção contra o câncer de mama
A OAB-CE, através da Comissão da Mulher Advogada, iluminou este mês sua fachada nas cores alusivas ao Outubro Rosa. Todos os anos a Ordem Cearense repete a ação e realiza ações para combater e prevenir o câncer de mama.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que o câncer de mama liderou em 2020 o número de novos diagnósticos de cânceres entre as mulheres, com 30% dos casos. É recomendado pela Sociedade Brasileira de Mastologia o exame anual de mamografia, a partir dos 40 anos de idade. Quanto antes a patologia for detectada, maior a chance de cura.

SERVIÇO:
Diálogo Rosa: Bate-papo com especialistas sobre o câncer de mama
Dia: 20/10 (quinta-feira)
Local: Auditório da OAB-CE
Horário: a partir das 16h
Evento gratuito e aberto ao público. As inscrições podem ser realizadas no link: cursos.esace.org.br