Na tarde da última quarta-feira (05/10), a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará realizou mais uma solenidade para entrega de carteiras. A cerimônia foi presidida pela vice-presidente da seccional, Christiane Leitão, que entregou 47 carteiras a novos (as) advogados (as), que estiveram acompanhados de seus amigos e familiares.

Em discurso, a vice-presidente reafirmou que a atual gestão da seccional possui um olhar de amparo, orientação e valorização da advocacia, preservando e buscando o que é de mais essencial, porque o exercício da advocacia é essencial para a Justiça. “Nós somos uma das únicas carreiras que estão intrinsecamente ligadas com a natureza essencial da Justiça, tendo em vista que a justiça social perpassa, sim, por toda a estrutura de garantia de direitos humanos, baseados no estado democrático de direito. Nós temos uma gestão baseada em uma luta efetiva para o combate à violação de prerrogativas, que junto com o centro de apoio, trabalham efetivamente para apoiar-nos e ajudar-nos em um trabalho coletivo; então, prerrogativas são essenciais para a valorização da advocacia”, completou Leitão.

Para o secretário-geral da OAB-CE, David Peixoto, a sede da seccional cearense certamente é a melhor sede da OAB do país e aconselhou o usufruto desse espaço e o relacionamento dos (as) jovens advogados (as) com outros profissionais mais experientes. “Vocês não chegaram até aqui sozinhos, então saibam de uma coisa: seja onde vocês forem atuar, sempre vai ser muito difícil, portanto, saibam valorizar também as dificuldades que irão passar, porque a torcida pelo sucesso de vocês é muito grande”, recomendou.

Para tratar da defesa das prerrogativas, o diretor-adjunto de Prerrogativas da OAB-CE, Márcio Vitor Albuquerque, demonstrou disposição em atuar na garantia desses direitos e disse aos (às) colegas que “a partir de agora, se acontecer um vilipendio a qualquer um de vocês, este estará atingindo toda a nossa classe profissional e também estará desafiando a advocacia, que é um braço da república e um braço do estado democrático de direito. Nós estamos trabalhando em regime de plantão e vamos estar comprometidos para defender, portanto, as prerrogativas dos senhores e das senhoras”, anunciou Albuquerque.

Representando a Caixa de Assistência de Advogados do Ceará (CAACE), o diretor João Ítalo Pompeu, apresentou os benefícios que são oferecidos pela Caixa. “A CAACE é o braço assistencial da OAB, portanto, inúmeros são os benefícios que vocês, como advogados e advogadas, poderão ter acesso. Como exemplo, vocês podem ter acesso a nutricionistas, fisioterapeutas, pilates, eventos e convênios com os mais diversos estabelecimentos, como hoteis de trânsito, restaurantes, cinemas, planos de saúde e muito mais. Todos estes e outros serviços podem ser consultados no site e redes sociais da CAACE e percebam o quanto a OAB tem prazer em servir os advogados e advogadas”, declarou.

Em nome da Escola Superior de Advocacia (ESA-CE), a diretora acadêmica, Érica Martins, comentou que a ESA representa o braço educacional da OAB-CE e destacou os cursos oferecidos pela Escola. “Nós temos um curso preparatório voltado para a advocacia em início de carreira, como cursos de oratória, de gestão de escritório e de marketing jurídico, todas essas disciplinas são realmente voltadas para a prática da advocacia. Há cursos permanentes e também novos módulos, que estão disponíveis na nossa plataforma, como o curso de ética, que é o norte da nossa atuação profissional e está na nossa base de curso. Quero dizer, portanto, que a Escola está atenta às mudanças e evolução do mercado e nós temos o compromisso social com a nossa profissão, que é essencial na administração da Justiça”, pontuou Martins.

Antes do juramento, o Diretor-adjunto de Comissões Temáticas, Raphael Castelo Branco, disse que um dos recortes mais importantes institucionais que a OAB tem é o diálogo frequente com a sociedade, e, para fortalecer esse diálogo, as comissões são os principais vetores. “Nós temos 105 comissões, que tem articulação por todo o estado, que ajudam no fortalecimento das discussões nas áreas técnicas do Direito, sendo que muitas delas trabalham integradas. Além das comissões técnicas, temos as comissões que tem caráter social, que são pautas de primeira ordem da comunidade cearense. As discussões que são levadas no âmbito das comissões tem um caráter social muito forte. Hoje as comissões temáticas são totalmente abertas e fica o convite para que possam integrá-las, compor conosco esse quadro e fortalecer esse grande trabalho de cidadania e defesa dos direitos humanos e da legalidade”, anunciou.

Ao final da sessão, todos (as) jovens advogados (as) receberam individualmente a carteira da Ordem das mãos de Christiane Leitão e realizaram registro fotográfico.