No mês de outubro, o prédio da OAB-CE se cobriu de rosa para sinalizar a importância de ações preventivas contra o câncer de mama e outras atividades estão sendo realizadas em todas as subsecções para promover a conscientização no combate à doença. Nesta quinta-feira (20/10), a sede da Ordem realizou o Diálogo Rosa: Bate-papo entre especialistas sobre o câncer de mama. A programação contou com a realização da Comissão da Mulher Advogada, em parceria com a Comissão de Saúde, da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE) e contou com o apoio do Movimento Outubro Rosa do Ceará.

Na ocasião, a Ordem Alencarina recebeu pela terceira vez consecutiva o “Selo Rosa”, que reconhece instituições públicas, empresas privadas, associações e movimentos sociais com o compromisso de defender a causa. “O movimento Outubro Rosa, já faz parte de nós, porque abraçamos esse projeto. É um momento de discussão sobre um tema tão relevante para toda a sociedade. Eventos como este ainda irão acontecer muito por aqui”, comemorou a vice-presidente da OAB-CE e presidente da Comissão da Mulher Advogada, Christiane Leitão.

“É um prazer mais uma vez estar aqui na OAB. A cidade de Fortaleza conta com 30 pontos iluminados e a Ordem Cearense faz parte desta lista. Esse ato simbólico é importante para darmos visibilidade e colocar em holofote essa causa tão importante. Ficaremos até o dia 31 de outubro relembrando a todos de lutar em favor da prevenção do câncer de mama. A OAB é uma parceira e sempre esteve ao nosso lado, comprometida com a nossa bandeira”, pontuou a coordenadora do Movimento Outubro Rosa do Ceará, Valéria Mendonça.

Para a vice-presidente da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB-CE, Tharrara Rodrigues, o Outubro Rosa simboliza sobretudo políticas públicas envolvendo a vida da mulher nesse cenário. É um quadro preocupante com dados alarmantes envolvendo a vida da mulher negra. A não assistência também é uma forma de violência, muitas vezes invisível e cruel, que não vemos e que não tem forma, mas com sérias consequências”, enfatizou.

Os temas discutidos no evento abordaram assuntos sobre prevenção e cuidados no combate ao câncer de mama, cuidados paliativos e a importância de ajudar, se doar, cuidar e trabalhar. Entre os palestrantes estiveram: a coordenadora do Movimento Outubro Rosa Ceará, Valéria Mendonça; o médico mastologista do Hospital São Carlos, Fernando Melo; a vice-presidente da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB-CE, Tharrara Rodrigues; o médico e coordenador dos serviços de cuidados paliativos do Instituto do Câncer do Ceará, Ronei Oliveira; o procurador geral adjunto da OAB-CE, Allyson Cristino; a psicóloga e especialista em psico-oncologia, Natália Barros; a especialista em nutrição clínica, esportiva, oncologia e nutrição funcional, Anna Paula de Azevedo Gonçalves; a fisioterapeuta, Jennifer Rego e o médico do trabalho, Rômulo Viana.

Sabe-se que é essencial o cuidado integral com o corpo e também com a saúde emocional. A coordenação do evento ofereceu uma série de atividades de relaxamento e cuidados com a beleza. A analista de Business Intelligence (BI), Kelviane Ribeiro, elogiou a iniciativa e aproveitou os serviços ofertados para aliviar o estresse do dia a dia. “Vim ao evento a convite da minha sogra e amei ser atendida com tanto carinho na sessão de acupuntura. Programações como essa nos fazem lembrar da importância de cuidar de si. Minha rotina é bem cansativa, aproveitei para relaxar o corpo e a mente”, disse.

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), para o ano de 2022 foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres. A taxa de mortalidade, ajustada pela população mundial, foi 11,84 óbitos/100.000 mulheres.

Posse de membros da Comissão da Mulher Advogada
Ainda na noite desta quinta-feira (21/10), a vice-presidente da OAB-CE, presidente da Comissão da Mulher Advogada e coordenadora de Comissões Temáticas, Christiane Leitão, empossou 12 novas integrantes da Comissão da Mulher Advogada.

Christiane Leitão demonstrou alegria e satisfação ao empossar as colegas de profissão. “Tudo começou com cinco advogadas que se juntaram para pensar diferente. Hoje estamos com 17 subsecções e com uma Comissão Nacional, onde as mulheres compõem mais da metade do número de inscrições da Ordem e por isso, continuamos plantando sementes de engajamento e participação. É uma honra seguir preparando novas advogadas para o alinhamento que a gente tanto precisa, fomentando a advocacia e a valorização da nossa classe”, declarou.

Tomaram posse as seguintes advogadas:

Alessandra Pedrosa Teles –  OAB-CE: 39664  / Membro Consultivo
Amanda Freire Gomes – OAB-CE: 22799 Membro / Consultivo
Andréa Maria Pereira Tavares –  OAB-CE: 44623 / Membro Consultivo
Anna Rebecah Pereira Carioca –  OAB-CE: 46379 / Membro Consultivo
Caroline Monteiro Macêdo Farias –  OAB-CE: 48222 /  Membro Consultivo
Dalila Drisana Gomes Gonçalves – OAB-CE: 48746  /Membro Consultivo
Francisca Ingrid Lemos Cavalcante /Membro Acadêmica
Jacqueline Furtado Luna –  OAB-CE: 11273  / Membro Consultivo
Karolina Camila Jacinto Soares-   / Membro Acadêmica
Maria Fabricia Calixto Teixeira  – OAB-CE: 46972 / Membro Consultivo
Maria Jaqueline Ferreira Farias Milério – OAB-CE: 48179 / Membro Consultivo
Nelcilene dos Santos Silva  – OAB-CE: 26739 / Membro Consultivo
Pryscilla Regia de Oliveira Gomes  – OAB-CE: 35095  / Membro Consultivo
Rachel Ramos Ricci –  OAB-CE: 48027 / Membro Consultivo
Rayssa Rebouças Cavalcante –  OAB-CE: 48554 / Membro Consultivo
Rosa Maria Monteiro Cruz Bruno –  OAB-CE: 19293 / Membro Consultivo
Sâmella Bastos Rodrigues –  OAB-CE: 47849 /Membro Consultivo
Vivian Anne Bezerra Santiago – OAB-CE: 47120 /Membro Consultivo