Na última segunda-feira (17), o membro do Grupo de Trabalho para o resgate e preservação da história da advocacia cearense da OAB-CE, José Damasceno, esteve em visita na sede da seccional da OAB-RJ para visitar o Centro de Documentação e Pesquisa, a fim de buscar cooperação entre as seccionais e expandir o memorial da advocacia no Estado do Ceará.

A ideia do projeto colaborativo é produzir um material destinado à classe advocatícia reunindo a atuação de advogados e advogadas do Ceará que tiveram destaque no Rio de Janeiro e vice-versa. Na ocasião, o representante cearense explicou como pretende ampliar o projeto na seccional alencarina e comentou que a visita serve justamente para verificar in loco o trabalho desenvolvido pela OAB-RJ para implementar algo semelhante no Ceará.

Para Damasceno, “o princípio do projeto é expandir o memorial com conteúdos audiovisuais com a participação de ex-presidentes da Seccional do Ceará, além da criação de uma biblioteca de obras jurídicas de advogados e advogadas cearenses junto ao Centro de Memória, possibilitando, também, o alcance para estudantes de Direito e visitas das faculdades de forma presencial e à distância”, acrescentou.

Durante o encontro, também estiveram presentes o diretor de Comunicação da seccional carioca, Marcus Vinicius Cordeiro, e o diretor do Centro de Documentação e Pesquisa da OAB-RJ, Aderson Bussinger Carvalho, que destacou a parceria inédita de integração entre as seccionais em busca da preservação da história advocatícia.  “Nós, do Centro de Documentação e Pesquisa da OAB-RJ, estamos muito satisfeitos com a visita de José Damasceno da OAB Ceará para coletar e verificar experiências em busca de promover uma interação com a seccional. Será a primeira vez que faremos esse tipo de intercâmbio, que já tem seu primeiro fruto sendo estudado para abrigar ambas seccionais”. comentou o diretor.

Damasceno ressaltou, ainda, que escolheu seguir as ideias e o modelo de gestão da OAB-RJ pelos 90 anos que a OAB Ceará completará em 2023. “Considerei importante conhecer pessoalmente um projeto que está em vigor e funcionando, para adotar as ideias, adquirir experiências e montar um planejamento de acordo com a advocacia cearense”, declarou.

*Com informações da OAB-RJ