Com o objetivo de estar mais próximo do consumidor e facilitar o processo de registro de denúncias na Black Friday, a Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-CE e o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), estiveram na manhã desta sexta-feira (25/11), na Praça do Ferreira, em uma ação conjunta a favor dos direitos do cliente. A programação gratuita e aberta ao público ofereceu orientação jurídica, registros de reclamações e recebimento de queixas, para fins de fiscalização.

Ao longo da programação, foram realizados cerca de 50 atendimentos e mais de 20 registros de reclamação. Várias pessoas que passavam pelo local, além de receber folder educativo, puderam esclarecer dúvidas com os advogados e advogadas que estiveram presentes de forma voluntária. 

A aposentada Teresa Alves, foi uma das consumidoras assistidas pelo projeto e deixou registrado sua insatisfação com uma operadora de telefonia e internet. A doméstica comentou sobre a importância de ter acesso aos órgãos responsáveis de forma célere e sem burocracia. “Esse tipo de serviço é muito importante, porque venho do interior do estado e recebi a informação de que deveria me deslocar aqui para a Praça do Ferreira. Os advogados nos orientaram a registrar a reclamação junto ao Decon, para que a minha situação seja resolvida. Estou com esperança de que vou conseguir cancelar a assinatura que não solicitei”, disse. 

A presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-CE, Cláudia Santos, explica que muitas vezes o cliente não conhece os seus direitos e acaba sendo prejudicado. “Nosso papel é trazer orientações para o público e esclarecer a população acerca dos seus direitos.  O consumidor bem informado é consciente e consequentemente reflete no cotidiano. Só quem tem conhecimento de seus direitos, pode exercer a cidadania”, afirmou.

Para o Promotor de Justiça e secretário executivo do  DECON-CE, Hugo Vasconcelos Xerez, eventos dessa natureza reafirmam o compromisso que os órgãos públicos e instituições do estado têm com a proteção de defesa do consumidor. “Considero uma programação importante que atua como símbolo de aproximação de dois órgãos extremamente relevantes para a democracia brasileira. Queremos nos aproximar cada vez mais e realizar outros eventos similares prestando serviços gratuitos à sociedade”, avaliou. 

 

Confira abaixo veículos de imprensa que fizeram a cobertura da ação.

TV Cidade – Balanço Geral Manhã

https://www.youtube.com/watch?v=QFUM5-CUJ9E

A entrevista tem início em 1:55:00 minutos

TV Jangadeiro – Jornal Jangadeiro

https://www.youtube.com/watch?v=JlGdShmVjDk

A entrevista tem início em 32:01

TV Verdes Mares – CETV 1ª Edição 

https://globoplay.globo.com/v/11155418/