Representando a OAB Ceará, a presidente da Comissão Especial de Mediação e Conciliação, Adhara Camilo, participou, na última segunda-feira (7/11), da abertura da XVII Semana Nacional da Conciliação, realizada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), no auditório do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB). A solenidade contou ainda com a presença do vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, desembargador Abelardo Benevides Moraes, no exercício da Presidência; a diretora do FCB, juíza Ana Cristina Esmeraldo; o desembargador Carlos Alberto Mendes Forte, supervisor do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Ceará (Nupemec-TJCE); e o procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro.

O evento busca sensibilizar as pessoas sobre a conciliação, através de palestras, oficinas, rodas de conversas e minicursos. Para a conselheira estadual, que também é vice-presidente da Comissão Especial de Mediação e Conciliação da OAB Nacional, o momento é muito importante. “Acordos a serem realizados pelas partes são essenciais. Não se trata só de números,  se tratam de vidas. São mais do que processos, são resoluções reais de problemas reais das vidas das pessoas. Então, colegas advogados (as), conclamo para que vocês participem desta semana e incentivem seus clientes a participarem dessa solução adequada e pacífica de resolução de conflitos”, defendeu Adhara Camilo.

Já foram marcadas mais de 8 mil audiências para ocorrer na Capital e no Interior do Estado até o dia 11 de novembro. Só no Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) de Fortaleza, foram agendadas 705 audiências, segundo a diretora do FCB, juíza Ana Cristina Esmeraldo. “A conciliação é uma possibilidade de você enxergar os benefícios muito além de um número, de ser apenas mais um acordo. Quando a gente fala de recomeço, a gente não tem como não pensar em mudança, porque a mudança é exatamente o que vai favorecer você chegar num consenso”, ressaltou.

 

CONCILIAÇÃO NO CARIRI

Na região sul do estado, o presidente da OAB Subsecção Juazeiro do Norte, Francivaldo (Vavá) Lemos, também participou, na segunda-feira (7/11), da abertura da XVII Semana Nacional da Conciliação, realizada no Fórum Estadual de Juazeiro do Norte.

Estiveram presentes: Samara Cabral, juíza da 3ª Vara Cível da comarca de Juazeiro do Norte; Amanda Anastácio, vice-presidente da Comissão de Conciliação, Mediação e Arbitragem da OAB Juazeiro do Norte; Joana Carvalho, presidente da Comissão de Conciliação, Mediação e Arbitragem da OAB Juazeiro do Norte; Lúcia Vieira, juíza e Alexsandra Santana, juíza. 

 

HOMENAGENS E PALESTRAS

Na ocasião, foram homenageados conciliadores e servidores com certificados por cinco anos de atuação nos Cejuscs. A programação completa contou com palestras presenciais e virtuais; oficinas sobre inteligência emocional e comunicação não violenta; rodas de conversas e minicurso sobre o tema: Do Conflito à Pacificação Social. Confira AQUI a programação.