A presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, é a mais nova integrante da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica – Comissão Ceará (ABMCJ-CE). A solenidade de posse ocorreu, na última terça-feira (29/11), no Fórum Clóvis Beviláqua, e foi conduzida pela presidente da ABMCJ-CE, Ana Paula Araújo de Holanda.

A vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), Christiane Leitão, que é secretária-geral da ABMCJ-CE, proferiu discurso de boas-vindas à nova integrante da Associação. “A desembargadora Nailde tem feito uma grande gestão à frente do Justiça e, em especial, ela é hoje uma porta-voz para nós mulheres de carreira jurídica, é prontamente uma pessoa que prima pela pauta da mulher no Poder Judiciário, então não poderíamos deixar de tê-la conosco”, disse a diretora da Ordem Cearense.

Durante o seu discurso, a presidente do TJCE comentou sobre o momento. “É com sentimento de responsabilidade que passo a compor esta Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica – Comissão Ceará, instituição que admiro e é respeitada em todo o Brasil pelas ações em defesa da igualdade de gênero. Essa é uma luta que demanda o envolvimento de nossa sociedade, mas que na área jurídica, especialmente da magistratura, tem um simbolismo especial, pois o Poder Judiciário deve ser exemplo do ideal de Justiça que protege. E, sem igualdade de oportunidades e de tratamento, a balança da Justiça não se equilibra corretamente”, enalteceu a chefe do Judiciário estadual.

Também falou sobre a ampliação da participação feminina na atual Gestão, com a posse de mais nove desembargadoras, além das ações de enfrentamento à violência doméstica e familiar, com a instalação de mais Juizados da Mulher no Interior e comentou sobre a parceria entre o Tribunal e a OAB Ceará.

Para a presidente da Associação de Mulheres de Carreira Jurídica – Comissão Ceará e conselheira federal, pela bancada do Ceará, Ana Paula Araújo de Holanda , o ingresso da 31ª integrante representa um grande farol. “Com todo o projeto e com toda a implementação de políticas para as mulheres que ela fez junto ao Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, vai ser para nós a grande timoneira, exemplo de que é possível conquistar espaços com competência, habilidade, empatia e, acima de tudo, com esse poder de aglutinação que ela tem, de congregar talentos em prol de um bem maior, que é o direito das mulheres”.

Ainda durante a solenidade, a professora Maria Vital da Rocha falou sobre os avanços na área do Direito de Sucessões e apresentou o livro “Influências de Clóvis Beviláqua da Codificação Civilista Brasileira”, de autoria da também professora e presidente da ABMCJ-SE, Ana Paula Araújo.

Prestigiaram a solenidade a presidente da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB-CE, Raque Andrade; e a secretária-geral da Comissão da Mulher Advogada da OAB-CE, Eliene de Oliveira Bezerra.

SAIBA MAIS

A Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica é uma organização não-governamental de juristas, de âmbito nacional, fundada no dia 3 de agosto de 1985, na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Atualmente é composta por mais de quatro mil mulheres, entre advogadas, defensoras, delegadas, promotoras, magistradas, ministras, procuradoras, professoras e demais profissionais da área, que têm contribuído para o estudo crítico do Direito e ações direcionadas sob a perspectiva da defesa do empoderamento feminino, da luta pela igualdade de gênero e demais temáticas relevantes ao desenvolvimento da mulher como ser humano.

A ABMCJ integra a Federação Internacional de Mulheres de Carreira Jurídica (FIFCJ), Organização Não Governamental de Mulheres Juristas fundada em Paris, em 1928, com o objetivo de lutar pela erradicação de todas as formas de discriminação contra as mulheres e promover os direitos humanos.

*Com informações do Tribunal de Justiça do Ceará.