Para discutir formas de estabelecer uma política pública de soberania alimentar na capital cearense, a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará, por intermédio da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Comissão de Direitos Humanos, realizam nesta quinta-feira (08/12), a partir das 14h, no Plenário da Ordem, uma audiência pública com o tema “Violação do direito humano à alimentação adequada de Fortaleza e o fortalecimento das iniciativas populares de soberania alimentar: a experiência do Grande Bom Jardim”. A Audiência também será transmitida remotamente pelo Canal da OAB-CE no Youtube.

“Existem Projetos Legislativos na Câmara Municipal e uma Emenda Parlamentar na Assembleia Legislativa, mas ainda não temos um desenho institucional de como fortalecer essas iniciativas. A fome é uma realidade em todo o país, mas destacamos as periferias de Fortaleza, onde sentimos a necessidade de pensar respostas a partir da experiência do Grande Bom Jardim. São cerca de 20 cozinhas, que apresentam uma realidade que pode ser abarcada e subsidiada pelo Poder Público”, explica a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB-CE, Julianne Melo.

Em novembro, o Mapa Participativo de Enfrentamento à Fome do Grande Bom Jardim recebeu menção honrosa no I Prêmio de Extensão da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS). A premiação também destacou a relevância social e acadêmica da extensão, em atuação conjunta com a sociedade civil e política, no enfrentamento aos grandes problemas sociais e na luta por direitos.

O estudo avaliou objetivos específicos como a identificação das áreas, as comunidades e famílias mais vulneráveis e considerou escalas físico-geográficas e também identificou estratégias para o fortalecimento e a sustentabilidade dessas cozinhas. A pesquisa contribuiu para a construção de uma forma permanente de organização e atuação popular-comunitária local.

SERVIÇO
Enfrentamento à fome do Grande Bom Jardim é debatido em Audiência Pública na OAB-CE nesta quinta-feira (08)
Data: 08 de dezembro (quinta-feira)
Local: OAB-CE – Endereço: Av. Washington Soares, 800 – Guararapes