A Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) realizou, na última sexta-feira (16), sessão solene para entrega da Medalha Mérito da Justiça e Disciplina.

O presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, prestigiou a solenidade. “É uma honra fazer parte desse momento. Todas as personalidades que estão sendo homenageadas são de grande relevância e prestam um trabalho valioso no exercício de suas atribuições funcionais”, disse o representante da Ordem Cearense.

A cerimônia foi aberta com a apresentação dos hinos do Brasil e do Ceará pela banda de música Major Xavier Torres, da Polícia Militar do Estado do Ceará. Na oportunidade, o controlador geral de disciplina, Rodrigo Bona Carneiro, destacou a importância e papel do órgão correcional nos últimos anos. “A Controladoria tem o papel de assegurar a disciplina no âmbito das instituições policiais e sistema penitenciário. Desde a sua criação, nossa missão é voltada na busca constante da qualidade dos serviços prestados à população”. Hoje, segundo ele, a secretaria é de grande relevância no âmbito administrativo estadual.

Indicado à honraria, o desembargador André Costa, eleito pelo quinto constitucional da advocacia, falou em nome dos homenageados. “É uma honra ser homenageado com essa relevante distinção, fato que, realmente, atribuo a generosidade daqueles que fazem a Controladoria Geral de Disciplina”, destacou o magistrado, acrescentando que “a construção de uma sociedade democrática, justa e igualitária precisa de polícias cuja atuação seja pautada na legalidade, no respeito aos direitos humanos e ao Estado democrático de direito, valores e princípios constitucionais defendidos pela CGD”.

Também foram homenageados o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão, o coordenador de transição do governo eleito, Eudoro Santana, os secretários estaduais Francisco das Chagas Cipriano Vieira, Fernanda Mara de Oliveira Macedo Carneiro Pacobahyba, o delegado-geral Sérgio Pereira dos Santos, o coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Ronaldo Roque de Araújo; e o coronel comandante-geral da Polícia Militar Francisco Márcio de Oliveira.

Compareceram ao evento o desembargador Teodoro Santos, o deputado estadual Acrísio Sena, o secretário de projetos especiais da Casa Civil, Flávio Jucá, o secretário executivo da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio de Oliveira Júnior, e a gestora do programa Sua Nota Tem Valor, da Secretaria da Fazenda, Jonilma Maia.

Sobre a Honraria

Criada em 2016, a honraria é concedida a personalidades e servidores que, no exercício de suas atribuições funcionais, se constitui em exemplo para a sociedade, bem como para o engrandecimento da atividade de controle externo disciplinar. As 10 indicações, acatadas pelo Conselho de Disciplina e Correição, estão contempladas pelo decreto 31.947/2016.

*Com informações do Governo do Estado do Ceará.