Foto: DIVULGAÇÃO ELIOMAR DE LIMA Aldairton Carvalho, Anizio Melo e Moaceny Félix

A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), recebeu a 2ª edição do Encontro da Frente Norte/Nordeste pela Educação. O evento aconteceu na última quinta-feira (15), no auditório da seccional cearense, cujo objetivo foi discutir e tomar decisões acerca de pautas e ações voltadas para o financiamento da educação e demais temáticas correlatas, com a presença de membros e representantes de associações, advogados (as) e entidades sindicais.

O procurador federal, professor e presidente da Associação dos Advogados do Ceará (AACE), Moaceny Félix, esteve presente na mesa do evento e comentou a importância de estabelecer um diálogo entre os sindicatos e a Ordem dos Advogados. “Não há direito dado, mas somente conquistado, daí a importância do enfrentamento social, com a organização da categoria e da atuação jurídica, com o apoio dos advogados da causa. Os professores podem confiar em seus advogados, são profissionais dedicados, competentes e diuturnamente vigilantes na representação da classe. No final, lutamos por algo em comum, uma educação transformadora”, pontuou.

O professor e presidente do Sindicato dos Servidores Públicos lotados nas Secretarias de Educação e de Cultura do Estado do Ceará e nas Secretarias ou Departamentos de Educação e/ou Cultura dos Municípios do Ceará (Apeoc), Anízio Melo, defendeu que o objetivo da Frente Norte Nordeste pela Educação é resistir e lutar pela defesa do magistério e por uma educação de qualidade.

As pautas discutidas pela categoria foram os precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF) e a ação judicial do FUNDEB, ambos visam financiar a melhoria da educação básica pública. Na ocasião, os advogados presentes tiraram dúvidas sobre as ações judiciais da Educação. Estiveram presentes no encontro o SINTAB, SINPROP, SINDUNPROM, FETAMCE, CNTE, SINDEDUCAÇÃO, UNE, UBES, UEE, CTB, UNEFORT, ACES, SINDIUTE, SINTEEBA, SINTEAM, SINPROESSEMA, SINTEP, ASPROLF, SINTEPP, FESTESPUSSUMA, SINPROMUC, AACE, SINDISEP, SINDTAR, SINSERPDOM, SINDPROF, SSPMLAM, SINDSEC, JPL, ASSEEC, Cívitas Consultoria e representação do deputado estadual pelo PSOL, Renato Roseno.