Na última terça-feira, o presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, participou da solenidade de inauguração da Galeria de Corregedores do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7).

Na ocasião, a presidente do Tribunal, desembargadora Regina Gláucia Nepomuceno, reuniu-se com todos os magistrados que desempenharam a função para homenageá-los e eternizá-los na história. O representante da Ordem cearense falou sobre a importância da nova galeria, afirmando que ela resgata a história da Corregedoria do Tribunal. “Esse ato cria uma relação entre o passado e o futuro. É muito importante fazer esse resgate histórico e mostra essa linha do tempo construída pelos Corregedores do Tribunal”, disse Dantas.

Uma instituição sem história, sem memória, não poderá retratar a realidade da sua vida. Então essa galeria irá representar a nossa memória escrita pelos nossos corregedores”, destacou a presidente do TRT7.

O atual corregedor-regional, desembargador Paulo Régis Machado Botelho, que propôs a galeria, destacou a importância da iniciativa. “Os desembargadores representaram muito bem nosso Tribunal cumprindo a função de corregedor e hoje estamos homenageando com essa galeria que fique na história, que precisa ser bem contada e representada, para que daqui a alguns anos as pessoas tenham ideia de como foi a história do nosso tribunal”, conclui o corregedor.

A Galeria de Corregedores fica no Tribunal Regional do Trabalho, localizado na Av. Santos Dumont, 3384 – Aldeota. Estiveram presentes na solenidade: a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, Desembargadora do Trabalho Regina Gláucia Cavalcante, o corregedor-regional, Desembargador do Trabalho Paulo Régis, o diretor adjunto de acesso à Justiça ‎‏‏‎ da OAB-CE e presidente do Tribunal de Defesa das Prerrogativas e Valorização da OAB-CE (TDP), Cleto Gomes,e o presidente da Escola Superior da Advocacia do Ceará (ESA-CE), Eduardo Pragmácio Filho.

Corregedores do TRT-7

O cargo de corregedor do TRT-7 foi criado por meio da Emenda Regimental 10/2011 (Resolução nº 9/2011), tendo a desembargadora Maria José Girão como a primeira magistrada a ocupar o cargo, no biênio 2012-2014. Antes dessa Emenda, a função correicional era realizada de maneira cumulativa pelo vice-presidente do órgão.

Na sequência, a função correcional ficou com o desembargador Jefferson Quesado Júnior, no biênio 2014-2016.

O magistrado foi sucedido pelo desembargador Durval César de Vasconcelos Maia, que exerceu o cargo no biênio 2016-2018.

No biênio 2018-2020, a corregedoria do TRT-7 foi exercida pelo desembargador Emmanuel Teófilo Furtado.

*Com informações do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7).