A Advocacia cearense marcou presença nesta quinta-feira (08), no VII Encontro de Comissões Temáticas da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). A programação realizada no Centro de Eventos do Ceará, foi prestigiada por membros das 107 comissões da Ordem e com os presidentes das seccionais, em uma manhã de conhecimento, networking e integração. O evento trouxe palestras do administrador de empresas e comentarista da Rádio CBN e do Fantástico da TV Globo, Max Gehringer, e do autor do livro “Sucesso com Direito”, Paulo Nicholas. O seminário contou com a parceria da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE) e da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE).

O presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, abriu o evento agradecendo a grande adesão e participação da advocacia e enfatizou um grande marco de sua gestão, o protagonismo feminino. Dantas fez questão de lembrar que seu primeiro mandato foi pautado na inclusão e que o atual é mais voltado para a inovação. A ESA-CE estabeleceu que metade dos professores e palestrantes deveriam ser mulheres e a Ordem Cearense aderiu, junto com a OAB Nacional, o sistema de quotas para as eleições da OAB. Atualmente, 60% dos membros das comissões são advogadas. Apenas 40%, advogados. “No primeiro momento, a nossa gestão passou a incentivar a inserção de mais mulheres nas comissões temáticas da Ordem e passamos a ter pelo menos metade delas presididas por mulheres, isso proporciona um celeiro de novas lideranças femininas. Agora, na atual gestão, queremos voltar o nosso olhar para a inovação. Queremos que vocês possam atuar nas suas respectivas áreas e que possam pensar em como melhorar a vida da advocacia e da sociedade”, comemorou.

A vice-presidente da OAB-CE, que também é coordenadora das Comissões Temáticas, Christiane Leitão, avaliou que a advocacia cearense está mais forte, unida, valorizada e respeitada e agradeceu a todos e todas envolvidas na realização da programação. Estamos unidos e em sintonia em um projeto de inclusão. A inclusão é a pauta que nos rege, a advocacia cearense representa pluralidade, essa diversidade onde homens e mulheres que estão irmanados por fazer da profissão que escolhemos referencial de cidadania e democracia. Somos o farol da sociedade e a mudança que cada um de nós precisa”, pontuou.

Eduardo Pragmácio Filho, presidente da ESA-CE, fez um balanço do trabalho realizado durante o ano, na missão de servir, e trouxe reflexões sobre a sinergia que acontece as instituições. “Até o dia 21 de novembro, realizamos 219 eventos na ESA-CE, tivemos quase mil horas aulas de capacitação para a advocacia e já batemos as 30 mil inscrições. Desses 219 cursos, 217 foram gratuitos e 25% realizados pelo interior e para o interior”, destacou.

Já o Coordenador Adjunto das Comissões da OAB-CE, Raphael Castelo Branco, destacou que um evento desse porte é capaz de alcançar todo o Ceará e trazer repercussões para a advocacia e para a sociedade. “A gente espera com esse encontro qualificar ainda mais o trabalho das comissões, permitindo um diálogo entre os colegas que as compõem e proporcionando um ano de 2023 ainda mais produtivo, com muito trabalho prestado à advocacia e à sociedade, através das comissões temáticas da Ordem”, ressaltou.

Durante o evento, Max Gehringer conduziu, de forma on-line, a palestra sobre gerenciamento de mudanças, trazendo dicas sobre como sobreviver em um mercado de trabalho concorrido. Na medida em que o assunto foi avançando, foram feitas algumas intervenções, através de perguntas formuladas pelo presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas; pela vice-presidente, Christiane Leitão; e outros integrantes da diretoria. Na ocasião, Max Gehringer orientou sobre a importância de procurar novos mercados e de mostrar aos públicos de interesse o que tem sido feito do ponto de vista profissional. “Nunca devemos esperar para ser um dos últimos a aderir uma novidade. Anunciar, se tornar conhecido. Depois do advento das redes sociais, não podemos reclamar que ninguém nos enxerga. Se alguém conseguiu uma promoção e você não, é porque a pessoa apareceu mais”, afirmou.

Além disso, Gehringer apontou alguns caminhos para elevar a qualificação profissional de modo assertivo. “É preciso escolher muito bem os cursos que fará. Não deve ser apenas para preencher currículo, eles devem ser importantes para sua carreira, de forma prática. Estude áreas agregadoras, procure desenvolver habilidades diferenciais, como a oratória, por exemplo, e incrementar o networking. O bom humor, ter a confiança dos seus pares e adotar uma atitude positiva diante dos desafios, fazem a diferença no mercado de trabalho”, destacou.

Dando um verdadeiro show durante a sua palestra presencial, Paulo Nicholas utilizou diversos recursos para captar a atenção do público de forma integral. Com a exibição de vídeos, uma fala clara e inspiradora, ele fez até um pocket show de mágicas, envolvendo os presentes num clima de positividade, alegria e entusiasmos para o novo que está por vir. “Meu propósito aqui é inspirar as pessoas e fazê-las entender que temos muito a construir e a fazer. Moramos em um país com muitas oportunidades e às vezes elas não são enxergadas. Temos que inspirar pessoas e acender o fogo que existe na planície da alma para transformar o mundo em volta. Temos que entender que temos prerrogativas e consequentemente direitos e poderes, que geram também grandes responsabilidades e cabe a nós gerenciar isso. Eu costumo dizer que a OAB é a ponta da lança e nós atuamos em defesa do cidadão”, finalizou, conclamando todos à reflexão sobre onde estão e para onde deverão seguir.

A advogada de Tianguá e integrante da Subsecção de Ibiapaba, Thayná Fontenele, comentou a importância do Encontro e demonstrou satisfação e entusiasmo em participar de um momento enriquecedor e de crescimento em sua carreira profissional. “É a primeira vez que nossa Subsecção participa de um evento desse porte. Abrimos mãos de nossas atividades para um momento de networking, para conhecer novas subsecções e trocar experiências. A OAB Estadual está dando a oportunidade para a advocacia do interior, o que engrandece e dá visibilidade a classe que atua fora da capital. O presidente Erinaldo está de parabéns por esta iniciativa e fica também o meu pedido para que outros eventos como esse possam acontecer com frequência”, avaliou.

A advogada Estefânia Gadelha, atuante na capital cearense, se mostrou entusiasmada ao falar da vice-presidente da OAB-CE, Christianne Leitão e elogiou o trabalho encampado por ela na defesa pela luta das mulheres. “Mais uma vez é uma honra pra mim celebrar essa parceria com a OAB-CE, recebemos esse convite por parte da diretoria. A Dra Christiane Leitão é admirável, uma mulher que luta pela nossa causa, pelo enfrentamento das violência contra a mulher. Viemos aqui para alcançar mais pessoas e sensibilizar a advocacia cearense. É importante ocuparmos espaços dentro da advocacia para que haja esse alcance e juntos possamos contar o que não nos disseram a respeito da violência contra a mulher e ao enfrentamento da causa”, pontuou.

No final da manhã, o presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, empossou centenas de advogadas e advogados como membros das comissões temáticas da OAB-CE. O encerramento do VII Encontro das Comissões Temáticas da OAB-CE foi animado pelo Grupo Baqueta que fez uma apresentação sensacional, com irreverência, música boa e alegria.

Espaço para a conscientização sobre a violência contra a mulher e o microempreendedorismo feminino

O VII Encontro das Comissões Temáticas da OAB-CE abriu espaço para a exposição interativa “O Que Não Nos Disseram”. Idealizado pela jornalista Andressa Meireles, o projeto aborda o protagonismo de mulheres que foram vítimas de violência e decidiram transformar a dor em força, ressignificação e coragem. A exposição foi inaugurada durante a III Conferência Nacional da Mulher Advogada, realizada em 2020, na capital cearense. Andressa destacou que, é mais uma vez uma honra celebrar essa parceria com a OAB-CE. “Estamos aqui para poder alcançar mais pessoas, sensibilizar a advocacia cearense, para entendermos quão complexa é a violência contra a mulher e quão complexo é o enfrentamento dessa problemática”, ressaltou.

O evento contou ainda com a presença de um grupo de mulheres empreendedoras que fazem parte da Feira Itinerante Chama As Amigas. Na ocasião, elas puderam comercializar artesanato, bijouterias, roupas, tupperware e maquiagem. Segundo a organizadora do grupo, Fátima Sousa, que também é microempreendedora individual, essa foi uma oportunidade incrível. “Nós mulheres empreendedoras enfrentamos um momento muito complicado na pandemia. Aqui, temos a chance de mostrar os nossos produtos para um público qualificado. Sem contar que fazemos networking e alguns negócios que não são fechados aqui, acabam dando certo posteriormente”, afirmou.

Confira no link a galeria de fotos do evento.