Na manhã desta terça-feira, 17/01, o Grupo de Interlocução da OAB-CE junto ao Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), se reuniu com o novo presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), para o triênio 2023-2025, o juiz José Hercy Ponte de Alencar. Entre os pleitos apresentados na reunião estão: audiências virtuais, despachos com os magistrados e a celeridade nos processos.

Durante o encontro, o coordenador do Grupo de Interlocução e conselheiro estadual da OAB-CE, Henrique Oliveira, desejou boas-vindas e apresentou o trabalho feito pela comitiva da Ordem cearense. “Temos o objetivo de acompanhar as ações desenvolvidas pelo Tribunal, bem como, discutir e aperfeiçoar a prestação jurisdicional, suprindo eventuais demandas da advocacia cearense. Aproveitamos o momento para desejar uma excelente gestão, que possamos manter o diálogo próximo em prol de melhorias”, disse o coordenador.

O tesoureiro adjunto da OAB-CE e membro do grupo, Thiago Morais, destacou a importância da aproximação da Ordem alencarina com a ACM. “É de grande relevância essa aproximação para podermos avançar nas pautas. A OAB Ceará está à disposição e sensível às demandas dos magistrados e da advocacia. O nosso encontro vem para fortalecer esse laço”, disse o representante da Ordem.

O conselheiro estadual e coordenador adjunto do Grupo de Interlocução, Saulo Santos, na oportunidade destacou que “a reunião foi bastante produtiva, pois apresentamos pautas de interesse comum para as instituições e os profissionais envolvidos. Esperamos que essa preocupação seja vista como uma forma de buscar melhorias para a qualidade de trabalho dos advogados e advogadas”, afirmou.

Na ocasião, o juiz enfatizou o diálogo entre a advocacia e a magistratura. “A Associação Cearense de Magistrados estará sempre aberta para ouvir a OAB, e qualquer um dos atores da prestação jurisdicional. Espero que juntos possamos tentar a resolução dos problemas de uma forma tranquila, tanto da magistratura, como da advocacia”, disse o presidente da Associação.

O Grupo de Interlocução da OAB-CE é formado pelo coordenador, Henrique Oliveira, coordenador adjunto, Saulo Santos, pelo tesoureiro adjunto da OAB-CE e membro do grupo, Thiago Morais, pelo diretor Adjunto para a Jovem Advocacia da OAB-CE, Bruno Ellery,  e pelos conselheiros estaduais da Ordem cearense, Edgar Ximenes, Natália Dantas e Arsênia Breckenfeld.

Novo presidente da Associação Cearense de Magistrados

O juiz José Hercy Ponte de Alencar Bacharel é formado em direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), é especialista em Direito Público e mestre em Direito, Processo e Desenvolvimento. Foi servidor do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), exerceu a advocacia, atuou como professor universitário, além de juiz formador da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec).

Exerceu o cargo de promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte por quase nove anos e hoje é juiz titular do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Quixadá. Hercy também é membro do Banco Nacional de Formadores da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

Sobre a Associação Cearense de Magistrados

A Associação Cearense de Magistrados (ACM) é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 20 de dezembro de 1958. Tem sede e foro em Fortaleza (Ceará), reunindo, como associados, Juízes e Desembargadores da Justiça Comum Estadual, Federal e do Trabalho, na ativa ou aposentados; conselheiros do Tribunal de Contas do Município e do Estado, em exercício ou aposentados; notários e pensionistas. A ACM atua representando e defendendo os interesses dos associados e zelando para que o Poder Judiciário seja o mais acessível e eficaz à sociedade, garantindo os direitos individuais e coletivos.