Em um discurso emocionante, em comemoração aos 90 anos da OAB-CE, na Praça do Ferreira, no último sábado (07/01), o presidente da Ordem Alencarina, Erinaldo Dantas, abriu as festividades do ano e pontuou a importância da advocacia para o Estado Democrático de Direito, ao citar o famoso trecho da peça de Shakespeare. “O que é preciso para que a democracia morra? A primeira coisa a fazer, diz Dick the Butcher, em Henry VI, é matar todos os advogados. (Kill all the lawyers!) “Porque nós somos os soldados da democracia e sempre vamos lutar de forma intransigente pelo Estado Democrático de Direito, porque sem a advocacia não há direito e sem a democracia não há advogado. Me sinto honrado em presidir esta instituição. Viva a OAB! Viva a advocacia”, celebrou.

Dantas agradeceu a presença de todos e todas e parabenizou a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, pelo brilhante trabalho que vem realizando à frente da instituição. “O nosso reconhecimento a desembargadora Nailde, que em apenas dois anos de gestão, enfrentou de forma contundente a pandemia e entregou de volta o Tribunal de Justiça, onde conseguiu aumentar o efetivo de servidores no âmbito do poder judiciário e aumentando a quantidade de desembargadores e juízes”, celebrou.

Na solenidade, também esteve presente o ex-presidente da OAB-CE (Mandatos 2004/2006 e 2007/2009) e Conselheiro Federal pela bancada do Ceará, Hélio Leitão. Ele destacou o orgulho em ter presidido por dois mandatos a instituição e por ser um advogado que milita em favor do povo. “Minha missão foi sempre trabalhar pelo fortalecimento da classe e pelo engrandecimento da Ordem. Sinto-me feliz em fazer parte desta história de revolução em prol da advocacia”, expôs.

A presidente do TJCE, Nailde Pinheiro, relembrou os grandes presidentes da Ordem e enfatizou o seu compromisso e parceria com a advocacia cearense. “É importante trazer à memórias importantes nomes que fizeram parte da história da OAB-CE, como o Dr. José Feliciano de Carvalho, que recentemente recebeu homenagem de honra ao mérito, mas também quero deixar a minha homenagem àqueles que estão atualmente na militância. Os dois anos da minha gestão foram de um trabalho em conjunto com a Ordem. Sempre vi na pessoa do advogado e da advogada, pessoas responsáveis pela prestação jurisdicional e que sempre deixei as portas do meu gabinete abertas à toda a classe”, declarou.

“Parabenizamos a OAB-CE, por seus 90 anos de atuação em defesa da democracia no Estado e Desejamos à todos os advogados e advogadas presentes muito sucesso em suas atuações e que o Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região continuará de portas abertas para acolher os pleitos da advocacia”, afirmou o desembargador Durval César de Vasconcelos, presidente do TRT7.

A diretoria da OAB-CE no triênio 2022/2024, comemorou o evento nesta data, com base no livro histórico da ata de criação, datado de 7 de janeiro de 1933 a 15 de setembro de 1941. O documento reúne cerca de 150 páginas escritas à mão e rubricadas pelo advogado Edgar de Arruda, e contém os primeiros registros da Ordem cearense. A primeira reunião foi realizada
com a presença dos advogados Edgar de Arruda, José Martins Rodrigues e Clodoaldo Pinto, no Solar do Pachecão, antigo prédio que funcionava a sala de audiências do Foro da Comarca de Fortaleza.

Participaram do ato solene, o presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas; a vice-presidente da OAB-CE, Christiane Leitão; o Conselheiro Federal e ex-presidente da OAB-CE, Hélio Leitão; a diretora adjunta de relações institucionais e presidente da Comissão de Direito Sindical, Jane Calixto; a conselheira federal, pela bancada do Ceará, Vládia Feitosa; a presidente da OAB Jovem Ceará, Júlia Barreto; o conselheiro da OAB-CE Subsecção Serra da Ibiapaba, Lucio Moita; o coordenador do colégio de presidentes de subsecções e presidente da OAB Juazeiro do Norte, Francivaldo (Vavá) Lemos; Janaína Nunes (Maciço de Baturité); Nivaldo Pessoa (Litoral Oeste); Neudson Moreira (Canindé); o diretor da CAACE, Waldir Xavier (vice-presidente), o diretor suplente da CAACE, Alexandre Maia; a secretária-geral da CAACE,Francisca Castelo Branco (Chiquinha); a presidente do TJCE, Nailde Pinheiro Nogueira; a secretária-adjunta da ESA Ceará, Érica Martins; o presidente do TRT7, Durval César de Vasconcelos; e o corregedor do TRT, Paulo Régis Machado.