Na última terça-feira (10), representantes da OAB-CE estiveram presentes na Universidade Regional do Cariri (URCA) para prestar homenagens à instituição. Com o auditório lotado, foi realizada a entrega do Selo OAB Recomenda ao curso de direito da URCA e da Medalha Advogado Padrão ao advogado e professor, Pedro Ivan Couto Duarte.

Contando com a presença de todos os professores e alunos da URCA, compuseram a mesa da cerimônia o presidente da OAB no Estado do Ceará, Erinaldo Dantas, a vice-presidente, Christiane Leitão, e o presidente da OAB Subsecção de Juazeiro do Norte, Francivaldo (Vavá) Lemos, a vice-presidente da OAB Subsecção Crato, Lua Pinheiro Santiago, o Reitor da URCA, Francisco do O’ de Lima Júnior, o vice-reitor, Carlos Kleber de Oliveira e o Diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA) professor João Luís do Nascimento Mota, além da representação estudantil de Everton da Silva Martins.

Em discurso, o reitor da Universidade, Lima Júnior, agradeceu à OAB-CE pelo Selo OAB Recomenda, concedido pelo quarto ano consecutivo ao curso de direito da URCA. “A OAB vem defendendo as garantias constitucionais ao longo dos anos. Esse reconhecimento é da meritocracia, nosso esforço e dedicação do corpo docente. São 50 anos do curso de direito na Urca e nossa dedicação é imensa, tendo, no mesmo sentindo, um orgulho imenso de poder receber, pelo quarto ano consecutivo, esse Selo tão importante da Ordem do Brasil”, relatou.

Erinaldo Dantas exaltou os resultados obtidos pela instituição. “Se formos fazer um Raio X, percentualmente falando, são faculdades aqui do Cariri que tem o maior nível de aprovação no exame de ordem. Contribuindo para que o índice do estado seja o maior do país. Então, é muito gratificante estar aqui, realizando essa tão importante entrega”, disse o presidente da seccional cearense.

Homenageado com a Medalha Advogado Padrão, Pedro Ivan Couto Duarte, ressaltou a importância da persistência e da união do meio da advocacia. “Não há nada melhor do que advogar. Fui candidato 3 vezes à Ordem em Juazeiro, nunca ganhei e mesmo assim no outro dia eu estava na OAB, ajudando o presidente vitorioso. Porque ajudar para o bem é o mais importante da vida. Receber essa comenda é uma honra. Muito obrigado a todos que votaram em meu nome”, pontuou o professor.

Em relação ao homenageado, o presidente da seccional elogiou sua trajetória. “Pedro Ivan é um grande profissional que se destaca pelo seu esforço de valorizar a advocacia da região, de forma técnica, trabalhando o Direito e da melhor forma representar o poder judiciário”, completa. Reconhecimento e admiração mútua se fizeram presentes por toda a cerimônia.

Ainda foram agraciados com a honraria do curso de Direito   da URCA, a comenda Violeta Arraes, o presidente da OAB de Juazeiro do Norte, Francivaldo Lemos, e o Professor Paulo Santos, subchefe do Departamento do Curso de Direito.

Participaram do evento os diretores da OAB-CE: Erinaldo Dantas, presidente; Christiane Leitão, vice-presidente; Rafael Ponte, secretário-geral adjunto; Thiago Morais, tesoureiro adjunto; e Bruno Ellery, diretor adjunto para a jovem advocacia. Também prestigiaram a solenidade o conselheiro federal da OAB pelo Ceará, Hélio Leitão; o presidente OAB Itapipoca, Niefson Bruno; e o diretor da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), Alexandre Maia.