A OAB Ceará, através da Comissão Especial de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDDCA), apoia e indica o livro “Saúde Mental da Infância e Adolescência: orientação para pais e educadores”, publicado pela Quipá Editora e organizado por Ana Nery de Castro Feitosa, Ana Paula Brandão Souto e Rodrigo Freitas da Costa. O lançamento será hoje (27), às 19h, na plataforma Meet. No evento também será realizado um sorteio de um exemplar físico, você pode participar clicando aqui.

A obra busca servir como um guia para pais e responsáveis que convivem com crianças e adolescentes com algum transtorno mental. O intuito é orientar e ajudar, de modo que o cotidiano destes jovens se torne mais seguro e, seu crescimento, mais tranquilo.

Todos envolvidos na área da saúde mental, o livro consiste, além de tudo, em uma realização pessoal para os organizadores. “Foi produzido com muito carinho por profissionais que atuam na área da saúde mental da infância e adolescência e por professores e estudantes que pesquisam e se interessam pelo tema”, relataram os autores.

De acordo com Ana Paula, Ana Nery e Rodrigo, a data de lançamento não foi escolhida por acaso. Janeiro é o mês no qual é realizada uma campanha de conscientização dos cuidados com a saúde mental, conhecida como ‘Janeiro Branco’. A obra busca retomar o foco no tema, no encerramento do mês. “A participação de todos é muito importante”, afirmaram.

Sobre os autores

Ana Paula Brandão Souto
Membro da Comissão Especial de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará-UECE (2001) e Bacharelado em Direito pela Universidade de Fortaleza-UNIFOR (2013) pertencendo a Ordem dos Advogados do Brasil OAB-CE (2014) . Mestre em Planejamento Politicas Públicas na Universidade Estadual do Ceará- UECE.Especialista em Educação Profissional na Área de Saúde- Enfermagem- UFC. Especialista em Saúde da Família- UFC. Especialista em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde- UFC.

Ana Nery de Castro Feitosa
Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade de Fortaleza (1999) e Licenciatura Plena em Biologia pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Especializou-se em Terapia Familiar pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em Gestão em Saúde Mental pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), em Preceptoria em Saúde (UFRN), em Higiene Ocupacional (FAVENI) e em Docência do Ensino Superior (FOCUS). Possui Mestrado em Gerontologia Social pela Universidad de León (Espanha) e em Gestão em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Terapeuta ocupacional da Prefeitura Municipal de Fortaleza, desde 2004, atualmente licenciada.

Rodrigo Freitas da Costa
Possui graduação em Medicina pela Universidade de Fortaleza. Especialização em Saúde da Família-UFC. Residência Médica em Psiquiatria-HUWC-UFC Residência médica em Psiquiatria da Infância e Adolescência-HUWC-UFC. Atua como Psiquiatra em Centro de Atenção Psicossocial Nise da SIlveira e Centro Pediátrico do Câncer- Hospital Infantil Albert Sabin Preceptor da residência médica em Psiquiatria-HUWC-UFC, Professor visitante da Escola de Sáúde Pública (ESP-CE) Mestrando em Saúde da Criança e do Adolescente- UECE

Serviço
Lançamento do Livro “Saúde Mental da Infância e Adolescência: orientação para pais e educadores”
Data: 27 de janeiro de 2023.
Horário: 19h.
Local: Google Meet
Link: https://meet.google.com/jbg-hzvp-dke