A subsecção de Juazeiro do Norte da Ordem dos Advogados do Brasil promoveu uma noite memorável na última quarta-feira (11/01), em celebração pela entrega da comenda Padre Cícero aos agraciados do ano de 2022. O evento aconteceu no auditório Antônio Hoffmann Correia, na sede da subsecção, e, ao todo, foram homenageados vinte advogados e advogadas com a comenda.

A solenidade contou com a presença de representantes da diretoria da seccional cearense, que prestigiaram o evento, nas pessoas do presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas; da vice-presidente da seccional, Christiane Leitão e do conselheiro federal pela bancada do Ceará, Hélio Leitão. Em uma fala institucional, inicialmente o presidente Erinaldo anunciou que o repasse para a Subsecção já foi feito para a ampliação do auditório e também a criação de um espaço social para a advocacia.

Dantas comentou, ainda, sobre a importância da defesa da democracia e disse que é preciso respeitar as opiniões diversas na sociedade. “A OAB é um órgão independente que defende, de forma contundente, o estado democrático de direito. Acredito que o maior presidente da Ordem foi Raymundo Faoro, quando não existia habeas corpus, no auge da ditadura. E foi através do diálogo ele conseguiu reabrir a democracia do nosso país. E assim seguimos vigilantes. Cada um de vocês aqui foi escolhido a dedo para receber essa tão nobre comenda, que valoriza a carreira profissional e ética. Parabéns”, considerou.

No mesmo propósito, o conselheiro federal Hélio Leitão disse que é preciso união para, coletivamente, garantirmos a defesa do nosso estado democrático de direito. “Fico muito feliz que, enquanto presidente da OAB Ceará, tive a honra de inaugurar a sede própria desta subsecção. E, neste momento, faço um convite a todos os colegas advogados e advogadas, que cerremos fileiras em defesa da nossa democracia. Nosso histórico é de lutar e assim continuaremos fazendo, pela Justiça, pela cidadania e pelo nosso estado democrático de direito”, afirmou.

Na sequência dos discursos, o presidente da subseccional de Juazeiro do Norte, Francivaldo (Vavá) Lemos, exprimiu a alegria em homenagear nomes dedicados à advocacia e aproveitou para dizer que “o presidente Erinaldo Dantas representa um verdadeiro líder da advocacia, com quem tenho aprendido cada dia mais ao seu lado. Hoje, a estrutura da nossa sede de Juazeiro do Norte é composta por um posto do INSS, que serve toda a advocacia previdenciarista, um posto da receita federal para atender as demandas dos advogados tributaristas, sem falar que temos salas de reuniões que podem ser utilizadas por cada advogado mediante agendamento. Agora com dinheiro em caixa, repassado pela seccional cearense, poderemos, muito em breve, celebrar também a ampliação do nosso auditório e obter ainda mais espaço para sala de coworking e outros benefícios”, esclareceu.

Durante a solenidade, os advogados Eunice Santos e Sérgio Gurgel discursaram em nome de todos os homenageados. Um dos homenageados da noite e ex-presidente da subseccional de Juazeiro do Norte, João Augusto Cunha, também discursou aos presentes. “Quero registrar o quanto nós estamos sendo bem tratados, com todo o apoio que temos contado por parte desta atual gestão”, enfatizou Cunha. “Digo que aceitarei a comenda, com humildade, na certeza que isso é uma luz que sinaliza para continuarmos no exercício da advocacia. Encerro agradecendo por esse momento tão importante e pela OAB, seccional e subseccional, nos considerarem merecedores dessa conquista”, concluiu Gurgel.

Clique aqui e confira a lista completa dos agraciados 2022 com a comenda Padre Cícero.