Na tarde da última terça-feira (31/01), uma comitiva da OAB Ceará participou da solenidade de posse dos novos dirigentes do poder judiciário cearense para o biênio 2023/2025 do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). Os desembargadores Abelardo Benevides Moraes, Heráclito Vieira de Sousa Neto e Maria Edna Martins assumiram, respectivamente, como presidente, vice-presidente e corregedora-geral da Justiça. O ato solene ocorreu no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), na presença de autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de familiares.

A comitiva da seccional cearense foi composta por Christiane Leitão, vice-presidente da OAB-CE; David Peixoto, secretário-geral da OAB-CE; Cleto Gomes, diretor adjunto de Acesso à Justiça e presidente do Tribunal de Defesa de Prerrogativas (TDP) da OAB-CE; Thiago Morais, diretor tesoureiro adjunto da OAB-CE; Márcio Vitor de Albuquerque, diretor adjunto de prerrogativas; Hélio Leitão, conselheiro federal da OAB-CE; Henrique Oliveira, conselheiro estadual da OAB-CE e coordenador do Grupo de Interlocução; Niefson Bruno, presidente da OAB Subseção Itapipoca; Ézio Azevedo, presidente da OAB Subsecção Sobral; Davi Pordeus, presidente da OAB Subsecção Sertão Central; Kleber Colares, presidente da OAB Subsecção Vale do Salgado; Hélio Leitão, conselheiro jovem da OAB-CE; Francisca Castelo Branco (Chiquinha), secretária-geral da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE); Nathalia Dantas, conselheira estadual da OAB-CE.

Christiane Leitão, que compôs a mesa da solenidade, destacou a parceria da Ordem Alencarina com o TJCE. “Com a nova gestão do Tribunal, a OAB Ceará continuará intensificando essa necessária parceria, assim como foi também na gestão da brilhante Nailde Pinheiro. Nossa seccional parabeniza e deseja uma excelente condução dos trabalhos ao desembargador Abelardo Benevides, nos colocando mais uma vez à disposição para o que for de necessidade de toda sociedade”, disse a vice-presidente da OAB Ceará.

Durante discurso de agradecimento, a presidente do TJCE no biênio 2021-2023, Nailde Pinheiro, ressaltou alguns pontos importantes de sua gestão. “Concluo minha gestão com o sentimento de dever cumprido e, neste momento, só tenho a agradecer a todos e todas que fizeram parte dessa história. Ao longo de toda gestão, foram promovidas diversas ações voltadas sobretudo para o interior, como a instalação de seis núcleos de audiência de custódia e de quatro novos Juizados da Mulher, além de construção e reformas em fóruns e melhorias no atendimento”, concluiu.

Na oportunidade, a desembargadora deu as boas-vindas ao novo presidente do Tribunal, que exerceu a vice-presidência no biênio 2021-2022, e enalteceu as qualidades do desembargador. “A experiência e o conhecimento do desembargador Abelardo Benevides, sua brilhante carreira na magistratura, é garantia de excelência nas atribuições que assume nesta data. Assim, faço votos de sucesso à nova Gestão, na certeza de que talento, compromisso e competência não faltam aos seus condutores”.

Em seu discurso, o novo presidente empossado para a gestão 2023-2025, Abelardo Benevides, ressaltou que deseja manter a parceria e a boa relação com todos que compõem a Justiça. “A gestão que se inicia buscará manter relacionamento franco, aberto e respeitoso com a magistratura e com os servidores. Somos cientes do empenho de cada um e procuraremos incentivar que sigam se dedicando diuturnamente a desempenhar com denodo suas atribuições. E mais que isso. Pretendemos trazê-los para mais próximo do Tribunal, a fim de que se sintam partícipes da própria administração”, finalizou.

Com informações, TJCE