Na última quinta-feira, 02/02, foi empossada a juíza Solange Menezes Holanda,  como nova diretora do Fórum Clóvis Beviláqua, durante solenidade no 1º Salão do Júri, presidida pelo desembargador Abelardo Benevides Moraes, chefe do Judiciário cearense. O presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, participou da solenidade e compôs mesa.

Para o representante da Ordem Cearense, a parceria entre o Fórum e a OAB Ceará vem sendo sempre fortalecida. “Nos últimos anos, estamos trabalhando lado a lado em prol da advocacia e sociedade. Espero que a nova diretora faça uma bela gestão e que conte com o nosso apoio”, disse Erinaldo Dantas.

“Estou muito honrada com o convite que me foi feito pelo desembargador Abelardo. Traduzo como uma demonstração de confiança no meu trabalho e na minha história. Suceder a talentosa amiga Ana Cristina é uma tarefa que requer antes de tudo coragem. As duas últimas gestões do FCB se distinguiram pela transformação humanizada, pelo tratamento respeitoso a todas as pessoas que trabalham e a todas as que frequentam essa Casa de Justiça”, pontuou a magistrada durante discurso.

A juíza também ressaltou a inserção de mulheres na Justiça. “Com muita satisfação, festejo o avanço da participação feminina em posições importantes e estratégicas do Poder Judiciário. Estamos em cargos de direção, nos de assessoramento e assistência, integramos comissões relevantes muito mais do que no passado. Recebo o Fórum Clóvis Beviláqua transformado e pretendo dar continuidade às boas práticas implementadas por minha antecessora, assim como buscarei manter constante diálogo com magistrados e magistradas, servidores e servidoras, e colaborar para a construção de boas práticas que impliquem em respeito à diversidade.”

Clique AQUI para saber quem são as magistradas e os magistrados que atuarão em funções auxiliares da Diretoria FCB.

ÍNDICES DE SATISFAÇÃO

Ao transmitir o cargo, a juíza Ana Cristina Esmeraldo destacou o trabalho desenvolvido durante sua Gestão. “Alcançamos 93% de satisfação do público interno e 90% de satisfação do público externo. Toda essas ações e resultados são frutos do trabalho de uma grande equipe, gestoras e gestores de áreas administrativas da Comarca, que têm compromisso com o serviço público e não nos faltaram a nenhum de nós a coragem e o trabalho”, disse.

Sobre a juíza empossada, a magistrada lembrou que estudaram juntas na faculdade. “Percorremos como colegas magistradas os nossos longos anos pelas comarcas do Interior, trocando ideias e estreitando laços. Sua ética, justiça, humanidade e bondade aparecem antes do que qualquer outra definição que possam lhe querer dar.”

RECONHECIMENTO

Ao encerrar a solenidade, o presidente do TJCE, desembargador Abelardo Benevides Moraes, reconheceu o trabalho realizado pela então juíza diretora Ana Cristina Esmeraldo. “Fez sem sombra de dúvidas um grande trabalho, uma valorosa contribuição. Ao pensar em nomes para substituí-la, solicitei a sua contribuição e ambos pensamos no nome da juíza Solange Holanda”, lembrou o magistrado.

“Conheço o trabalho da magistrada e o ser humano que é. Só podemos fazer qualquer coisa na nossa Instituição, melhorar o nosso serviço jurisdicional, e trabalharmos para diminuir o nosso acervo processual se atuarmos juntos nesta Gestão. É a nossa prioridade”, concluiu o presidente.

A NOVA DIRETORA

Solange Menezes Holanda nasceu em Baturité-CE. Juíza de Direito desde 11 de março de 1998, foi titular das Comarcas de Quixelô, Santana do Acaraú e Pacatuba. Atualmente é titular da Vara de Crimes contra a Ordem Tributária, desde sua instalação, em dezembro de 2018. Foi juíza coordenadora da Área Criminal na Gestão 2019/2021 e supervisora da Distribuição do Fórum Clóvis Beviláqua e da Secretaria Judiciária de 1º Grau de Fortaleza na Gestão 2021/2023.

*Com informações do Tribunal de Justiça do Ceará.