A diretora-tesoureira da OAB Ceará, Camila Fernandes e o diretor tesoureiro adjunto, Thiago Morais, participaram, na última terça-feira (14/03), do XVI Colégio de Diretores-Tesoureiros dos Conselhos Seccionais realizado pela OAB Nacional em Belo Horizonte (MG). Entre os itens abordados na pauta, estavam o aprimoramento do processo de prestação de contas na gestão de recursos da advocacia e as experiências das seccionais no processo de regularização da inadimplência dos advogados. 

Camila Fernandes, comentou sobre um assunto importante que foi discutido no Colégio. “Na ocasião, debatemos sobre diversos assuntos, inclusive as alterações ao Provimento 216/2023, que dispõe sobre o Processo Administrativo de Prestação de Contas do Conselho Federal, sendo o ponto de maior destaque a alteração do prazo para apresentação da prestação de contas, que passou para 30/06 subsequente ao encerramento do exercício financeiro correspondente”, explicou a tesoureira da OAB-CE.

“Na ocasião também foi criado um grupo de estudo composto por 5 Tesoureiros, o qual estou integrando, para debater sobre a possibilidade de permanência do Termo de Declaração de Autoauditoria – TDA, que visa substituir o Relatório e o Certificado de Auditoria. Posso dizer que estamos focados na organização interna da Tesouraria, com constantes aprimoramentos na gestão de recursos. Não posso deixar de mencionar o auxílio e contribuição do nosso tesoureiro-adjunto, Thiago Morais. Estamos unidos para trazer melhorias para OAB-CE”, finalizou. 

O vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn, participou do evento e ressaltou a importância do tema. “Não há como se fazer gestão no âmbito do Sistema OAB se não tivermos condição de fazermos uma boa gestão financeira”, afirmou. “E, para isso, existe a necessidade da interlocução que temos hoje aqui, para a troca de experiências, principalmente seguindo as diretrizes que são dadas pelo Conselho Federal.”  

“A diretoria da OAB está em sintonia, em 100% dos assuntos pensamos no mesmo sentido e da mesma forma. Isso representa homens e mulheres que têm a instituição em primeiro lugar. Só fazemos esse trabalho, porque acreditamos na instituição, e, com a OAB fortalecida, quem ganha é o advogado e a advogada”, disse o diretor-tesoureiro, Leonardo Campos, que conduziu a sessão.

Com informações, CFOAB