O auditório da OAB Ceará foi palco para mais uma solenidade de entrega de carteiras na última quarta-feira (15). Desta vez, foram contemplados 60 iniciantes na carreira advocatícia com o recebimento da vermelhinha, que representa a habilitação para o exercício da profissão. O presidente da seccional cearense, Erinaldo Dantas, recepcionou os jovens advogados, junto a seus convidados, e declarou aberta a solenidade.

Durante a cerimônia, Dantas registrou a presença e convidou a Secretária de Cidadania e Diversidade do Estado do Ceará, Mitchelle Meira, a compor mesa junto aos demais e então explicou aos presentes que o Sistema OAB se estrutura a partir de dois eixos de sustentação, a Caixa de Assistência aos Advogados do Ceará (CAACE), que funciona como o braço assistencial da classe, e a Escola Superior de Advocacia (ESA), que contempla a parte educacional da Ordem.

Convidado a discursar, o diretor tesoureiro da ESA-CE, Raphael Castelo Branco, comentou que um dos desafios impostos pela advocacia é a necessidade da permanente capacitação porque o Direito é uma ciência que evolui e se modifica com o passar do tempo. “É justamente nesse mister que a ESA se coloca ao lado da advocacia, para proporcionar o fortalecimento da cultura jurídica e a oxigenação das discussões que são tomadas nessa casa, que permeiam os principais debates de toda a sociedade. É função da ESA promover eventos nas mais diversas áreas do Direito, atuando nas 17 subsecções que compõem a nossa seccional. Atualmente quase a totalidade dos nossos cursos são totalmente gratuitos, e alguns deles proporcionam descontos na anuidade do ano subsequente, o que representa uma conquista da atual gestão”, considerou.

Para o presidente da CAACE, Waldir Xavier, este momento representa um dia de júbilo em que é feito um congraçamento junto aos novos colegas da advocacia e destacou que a Caixa é o braço assistencial da Ordem, que está prestes a completar 80 anos, com a missão de levar benefícios à classe no espectro de atendimento. “Na CAACE, nós dispomos de Odontologia, Fisioterapia, Pilates, RPG, nutricionistas, fazemos campanhas de vacinação, temos ambulância 24 horas e mais de 1.100 convênios. É por isso que nessa nova gestão estamos reestruturando o nosso aplicativo para que seja possível acessar os convênios e demais serviços que a Caixa traz, tanto com equipamentos, quanto com serviços que atendem a todas as 17 subsecções. Essa é a nossa vocação: atendê-los e servi-los como braço institucional assistencial”, comentou.

Na sequência dos discursos, o conselheiro federal pela bancada do Ceará, Hélio Leitão, comentou que a profissão da advocacia é gravada com uma forte parcela social e que age em defesa dos ideais democráticos. Honrar a profissão por ser essencial à administração da Justiça foi um dos pontos defendidos. “Prestando o juramento, todos se comprometerão a promover a defesa da legalidade, dos direitos humanos, concorrer para a justiça social, para o aperfeiçoamento do ensino jurídico, portanto temos que ter presentes as reponsabilidades políticas e sociais com a busca do bem comum. Isso é o papel na advocacia brasileira. Costumo dizer que a OAB é do advogado e da advogada, mas, sobretudo, do povo brasileiro”, pontuou.

Ao final do juramento, a vice-presidente da OAB-CE, Christiane Leitão, entregou cada carteira da Ordem, de modo individual, aos 60 novos advogados.

Estiveram presentes na mesa: Christiane Leitão, vice-presidente da OAB-CE; David Peixoto, secretário-geral; Hélio Leitão, conselheiro federal pela bancada do Ceará; Waldir Xavier, presidente da CAACE; Francisca Castelo Branco, vice-presidente da CAACE; Raphael Castelo Branco, tesoureiro da ESA-CE e coordenador adjunto de Comissões Temáticas da OAB-CE; Júlia Barreto, presidente do Conselho Consultivo OAB Jovem da OAB-CE; Ivna Costa, conselheira estadual e presidente da Comissão de Diversidade Sexual da OAB-CE; Mitchelle Meira, Secretária de Cidadania e Diversidade do Estado do Ceará; Paulo Quezado, ex-presidente da OAB-CE.