A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) promoveu, na última quarta-feira (17/05), uma cerimônia para a entrega de carteiras a 43 novos (as) advogados (as).

Comandando a solenidade, o presidente da Seccional cearense, Erinaldo Dantas, recepcionou os convidados explicando sobre o funcionamento do Sistema OAB a nível estadual, destacando duas instituições: a ESA-CE e CAACE. “Nos âmbitos federal, estadual, e das subsecções, nosso sistema OAB é dividido em um Conselho, que trata das questões mais institucionais, da defesa das prerrogativas, da defesa do estado de Direito e da regulamentação da profissão. Mas, no âmbito dos estados, contamos com uma Caixa de Assistência dos Advogados, que trata das questões assistenciais da classe, bem como com uma Escola Superior de Advocacia, que funciona como o braço acadêmico da nossa OAB”, esclareceu.

Para explicar sobre a Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), o presidente da entidade, Waldir Xavier, disse que a CAACE é a vertente assistencial da Ordem dos Advogados. “A Caixa tem essa vocação assistencial na acepção boa da palavra, de acolhimento da classe. Nós hoje temos mais de mil convênios com restaurantes, lojas de roupas e planos de saúde. Temos também serviço de ambulância 24 horas e serviço odontológico de excelência”. Xavier ainda anunciou que em 18 de maio de 2023, a CAACE completará 80 anos de história. “São 8 décadas de serviços prestados à advocacia e, desde então, a Caixa vem consolidando essa feição assistencial, necessária ao exercício da advocacia. Saibam que a Caixa vai estar sempre à disposição de todos vocês”, finalizou.

O diretor da Escola Superior de Advocacia (ESA-CE), Raphael Castelo Branco, disse que a Escola Superior se irmana nesse complexo sistema que é o Sistema OAB, no mister de fortalecer a difusão do conhecimento acadêmico. “Articulados com toda a estrutura do Sistema OAB, em especial, com as Comissões Temáticas da casa, temos procurado promover ações na capital e no interior do estado, sempre possibilitando diálogo com a advocacia e com a sociedade em geral. Oferecemos ferramentas processuais e técnicas de aprimoramento do exercício profissional e de geração de oportunidades para a jovem advocacia. Afirmo que vocês podem ter na ESA um centro de oportunidades pra todo o exercício profissional”, declarou.

Ainda na ocasião, Dantas e os coordenadores de Comissões Temáticas da OAB-CE, Christiane Leitão e Raphael Castelo Branco, procederam com a nomeação da advogada Rachel Cabral (OAB: 36.746) para exercer a presidência da Comissão de Empreendedorismo e Marketing Jurídico da seccional. Rachel Cabral é especialista em direito e processo do trabalho e manifestou gratidão pela oportunidade ofertada. “Agradeço esta nomeação afirmando que vamos trabalhar em conjunto nesta Comissão, cientes de que com perseverança, trabalho correto e de forma ética é possível fazermos uma gestão comprometida com o objetivo de promover a inserção dos colegas advogados no ambiente digital de forma estratégica”, disse.

A cerimônia finalizou com a leitura do juramento e entrega individual das carteiras, seguido da sessão de fotos.

Compuseram a mesa: o presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas; a vice-presidente da OAB-CE, Christiane Leitão; o diretor adjunto de prerrogativas da OAB-CE, Márcio Vitor de Albuquerque; o presidente da CAACE, Waldir Xavier; o diretor tesoureiro da ESA-CE, Raphael Castelo Branco; o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB-CE, Sérgio Costa; a presidente da Comissão de Ensino Jurídico, Vanessa Oliveira e o ex-presidente do TED, Meton César de Vasconcelos.