Na última sexta-feira (19/05), o presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, recebeu, na sede da seccional cearense, o ex-policial preso em 2015, Elano Jamidean Morais de Oliveira. O encontro foi motivado através do programa televisivo “Domingo Espetacular”, da Record TV, que está produzindo uma matéria sobre o caso, que contará com a participação do presidente da seccional e que acompanhou o caso desde o princípio.

Dantas explicou como funciona o fluxo interno em casos dessa natureza. “Fico extremamente feliz que tudo tenha dado certo ao Elano. Atualmente existe um controle na Ordem de que quando um bacharel se inscreve e apresenta algum problema de ordem judicial, o mesmo é obrigado a declarar aquele processo e o conselho seccional realiza uma análise, averiguando se há condições daquele indivíduo ser inscrito. Nosso Conselho deliberou a inscrição do Elano, que muito corroborou com o processo”, relatou o presidente da OAB-CE.

“É com certeza um caso emblemático e fica o ensinamento pois precisamos permitir que todos possam apresentar os seus argumentos e fatos, para enfim deixar que o poder judiciário tome a decisão correta. Elano tinha um problema em mãos mas também a convicção de sua inocência, resolveu estudar e entender o que podia fazer para colaborar com o processo na época. Sem dúvidas é um exemplo para qualquer pessoa”, complementou Erinaldo Dantas.

Durante o encontro, Elano ressaltou a felicidade em poder comprovar sua inocência. “Agradeço ao conselho seccional da OAB Ceará, em especial, ao relator do processo, dr. Luciano Daniel. Irei seguir, buscando a justiça efetiva pelo o que aconteceu comigo e meus colegas, e tendo a advocacia como minha profissão”, evidenciou.

SOBRE O CASO

Elano Jamidean Morais foi preso no ano de 2015, indiciado indevidamente por corrupção passiva e associação criminosa que, com a inscrição deferida na OAB-CE, advogou em causa própria e na de outros três policiais demitidos no mesmo caso, sendo todos absolvidos no dia 30 de abril de 2023, por meio da 3ª Vara de Delitos de Tráfico de Drogas da Comarca de Fortaleza. Clique aqui e saiba mais.