Na última segunda-feira (22/05), a OAB Ceará Subsecção Cariri Oriental lançou a Pedra Fundamental da construção da biblioteca jurídica que carregará o nome do rábula cearense, José Lucena da Rocha. A biblioteca funcionará na Rua Projetada, no bairro São Francisco em Brejo Santo, e todo o acervo inicial de livros será doado pela família de Ernando Uchôa, presidente da seccional do Ceará da OAB nos biênios 1989/1991 e 1991/1993 e presidente da OAB Nacional no biênio 1995-1998.

David Peixoto, secretário-geral da OAB Ceará, prestigiou o momento, juntamente com Vicelmo Sales, presidente da OAB-CE Subsecção Cariri Oriental; Francivaldo (Vavá) Lemos, presidente da OAB-CE Subsecção Juazeiro do Norte; Ézio Azevedo, presidente da OAB-CE Subsecção Sobral; Everardo Lucena, desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE); Inácio Cortez, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) e representantes do poder executivo e legislativo da região.

Contando com a presença de familiares e amigos de José Lucena, o secretário-geral da seccional cearense, destacou, durante discurso, o que significa a biblioteca para a advocacia e a sociedade. “Na época em que ele viveu, era muito difícil advogar, diferentemente de hoje, com o acesso à tecnologia. Apesar de termos notícias de livrarias fechando suas portas, a criatividade ainda é essencial no exercício da profissão e ela vem com a contemplação da leitura de um livro. A inauguração e toda a ideia da biblioteca, fomenta a cultura e o exercício da advocacia de muitos advogados que passarão a frequentar esse espaço”, afirmou David Peixoto.

Vicelmo Sales, presidente da OAB Cariri Oriental, ressaltou sobre a importância dos rábulas para a história jurídica do Brasil. “Tantas vezes atuando como advogados populares, os rábulas, como era José Lucena da Rocha, levaram acesso à justiça para aqueles que não podiam. Então, homenageá-lo, é na verdade fortalecer a importância da justiça acessível a todos. Esperamos que essa biblioteca seja um espaço de aprendizado, pesquisa e reflexão, e que principalmente contribua para o avanço do direito e da sociedade como um todo”, concluiu.

SOBRE O HOMENAGEADO

Nascido em Brejo Santo, José Lucena da Rocha, conhecido como “Zé das Cabaceiras”, era um rábula, que apesar de não ter se formado em Direito, fazia a defesa de muitas pessoas da região do Cariri Oriental, principalmente do júri. Mesmo sem a prova oficial da Ordem dos Advogados do Brasil realizada, a Ordem concedeu a carteira de advogado a ele que, era também uma referência cultural da região, onde as pessoas o procuravam para dar conselhos e diretrizes para os filhos, como o que ler, para onde ir, qual carreira seguir e etc.