A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), por meio de seu presidente, Erinaldo Dantas e pelo diretor adjunto de prerrogativas e presidente da Comissão de Direito Penitenciário, Márcio Vitor Meyer de Albuquerque, encaminhou nesta terça-feira (16/05), o Ofício nº073-AT-2023 ao diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa da Polícia Civil do Estado do Ceará, Ricardo Gonçalves, requerendo informações acerca do andamento do inquérito de número 322-574/2023, que apura o homicídio do advogado Francisco Di Angelis Duarte de Morais. O caso gerou ampla repercussão no meio jurídico.

Desde 8 de maio, dois dias após o assassinato, a Comissão de Direito Penitenciário e o Centro de Apoio e Defesa do Advogado e da Advocacia, acompanham o caso. Inicialmente a presidente em exercício e vice-presidente da OAB-CE, Christiane Leitão, em nome da diretoria seccional, esteve em contato com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e colocou a Ordem à disposição para contribuir com o que fosse necessário. Em seguida, estiveram reunidos com o diretor adjunto do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), Danilo Rafanelle, solicitando urgência nas investigações e que os criminosos fossem identificados, para que sejam devidamente processados e julgados.

A Ordem Alencarina criou um Comitê para acompanhamento do caso, tendo à frente o diretor adjunto de prerrogativas e presidente da Comissão de Direito Penitenciário da OAB-CE, Márcio Vitor Meyer de Albuquerque; o secretário-geral adjunto da OAB-CE, Rafael Ponte; o coordenador do Centro de Apoio e Defesa do Advogado e da Advocacia da OAB-CE, José Navarro e o advogado e delegado aposentado, Luís Wagner Mota Sales.