Nos últimos dias 3, 4 e 5 de abril, a conselheira federal da Ordem dos Advogados do Brasil pela bancada do Ceará e ouvidora nacional da mulher do Conselho Federal da OAB, Katianne Wirna, participou do I Encontro do Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres (COJUM). O evento pioneiro, é promovido pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).

Participaram do COJUM, ouvidores e ouvidoras da Mulher de tribunais, servidores e servidoras integrantes das Ouvidorias, com o objetivo de discutir sobre a política judiciária nacional de enfrentamento à violência contra as mulheres, limites, avanços e desafios das Ouvidorias e e ainda debater boas práticas.

Na ocasião, Katianne Wirna, enfatizou sobre as boas práticas implementadas pela atual gestão da OAB Nacional, no que tange às temáticas relacionadas a Ouvidoria, sendo exemplos: a recomendação de criação de Ouvidorias da Mulher nas Seccionais como critério objetivo para recebimento do Selo de Qualidade da Ouvidoria pelas Seccionais,  investimentos em compliance, capacitação das Ouvidoras da Mulher do sistema OAB para escuta ativa eficaz, dentre outras iniciativas.

“É muito importante termos eventos dessa natureza para integração das ouvidoras, alinhamento das pautas, ações e, consequentemente, otimização dos nossos trabalhos. É preciso buscar, inclusive com a experiência de outras ouvidorias, a excelência na solução das questões postas e na implementação de providências, para de fato garantir um retorno efetivo aos interessados de forma eficiente”, complementou a ouvidora nacional da mulher do Conselho Federal da OAB.

*Com informações, Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA)