
Foto: Shutterstock
O Conselho Federal da OAB (CFOAB) atua, desde 2014, como entidade de status consultivo especial da Organização das Nações Unidas (ONU), podendo designar representantes oficiais para participar de eventos, conferências e atividades na sede do órgão internacional.
O IBDH é uma associação civil sem fins lucrativos, sediada em Fortaleza desde a sua fundação, em 1990, que, no último dia 07 de junho, também foi elevada ao status especial de órgão consultivo da Organização das Nações Unidas (ONU) pelo Conselho Econômico e Social das Nações Unidas em reconhecimento ao trabalho desenvolvido há três décadas pelo Instituto.
Entusiasmado, o presidente atual e fundador do IBDH, o procurador César de Barros Leal, considerou o momento como uma importante vitória em favor da causa dos Direitos Humanos. “Ascender à condição de órgão consultivo das Nações Unidas nos enche de orgulho e, ao mesmo tempo, nos faz ver o imenso desafio que se encerra nessa conquista exuberante, que dignifica um trabalho exercido ao longo de mais de três décadas”, celebrou.
O conselheiro federal da OAB pela bancada do Ceará, Hélio Leitão, salienta que esse ingresso é de grande importância para a luta pela promoção e defesa dos direitos humanos. “Como membro consultivo do IBDH, acredito que esse ingresso representa não só o reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Instituto há mais de três décadas na pesquisa, difusão e formação de uma cultura em direitos humanos, mas também de suas potencialidades. Sua voz agora se fará ecoar em todo o mundo”, declarou.
CEARÁ NO PACTO GLOBAL
Em janeiro deste ano, a OAB Ceará ingressou como membro do Pacto Global da ONU, após o recebimento formal pelo presidente da seccional, Erinaldo Dantas, do deferimento do pedido para adesão, na sede da ONU, em Nova York. O Pacto Global é uma chamada para as empresas e instituições alinharem suas estratégias e operações a dez princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção, visando desenvolver ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade.
SOBRE O IBDH
Com a finalidade de promover e desenvolver o ensino e a pesquisa dos direitos humanos, o Instituto Brasileiro de Direitos Humanos realiza congressos, fóruns, seminários, cursos e conferências, promove intercâmbio com outras entidades nacionais e estrangeiras, mantém uma biblioteca especializada, edita revistas, boletins e trabalhos diversos e também concede bolsas de estudo.