A vice-presidente da OAB-CE, Christiane Leitão, esteve presente no evento realizado nesta segunda-feira (21/08), no Palácio da Abolição, onde a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, anunciou que o Ceará terá três novas casas da Mulher Brasileira. Os equipamentos públicos serão instalados nos municípios de Itapipoca, Limoeiro do Norte e São Benedito. Na ocasião, a vice-presidente da Ordem Cearense, esteve compondo a mesa representando a instituição.

As casas serão construídas pelo Governo Federal, e com o Tempo de Justica Mulher, um programa interinstitucional para agilizar a investigação e julgamento dos processos dos crimes de feminicídios no Estado. A programação faz parte do movimento Agosto Lilás, uma campanha de enfrentamento a violência doméstica e familiar contra a mulher.

Christiane Leitão, destacou a importância dessas ações para a promoção da justiça, igualdade e segurança para as mulheres cearenses. “A OAB-CE parabeniza e apoia essas iniciativas que são essenciais para a construção de um ambiente onde as mulheres possam viver sem medo e com dignidade. Estamos comprometidos em contribuir para a promoção de uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou.

A Vice-Governadora e Secretária das Mulheres do Ceará, Jade Romero, enfatizou a importância da atuação conjunta para garantir um ambiente seguro e empoderador para as mulheres do estado. “As Casas da Mulher no Ceará, além de todo acolhimento do Sistema de Justiça, tem estimulado atendimento psicossocial e funcionando também como porta de saída da violência, para fortalecer a autonomia econômica das nossas mulheres. Hoje é um dia de muita alegria porque podemos expandir essa rede, que tem também Ponto Lilás”.

Durante o encontro, também foi assinado um acordo para o Tempo de Justiça, que vai dar maior celeridade não só às investigações, como também a todo o trâmite do processo judicial, para cada vez mais ter redução dos índices de CVLI de mulheres e, especificamente, relacionados ao feminicídio.

O evento contou com as presenças do governador Elmano de Freitas; da vice-governadora e secretária das Mulheres do Ceará, Jade Romero; da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves; do titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio; e de outras autoridades.

Fotos – Governo do Ceará