A IX Conferência Estadual da Advocacia cearense promoveu ao longo de três dias. No dia 14/09, a Mesa Redonda “Direito Internacional e suas interseções com o Direito das Famílias – do contrato de namoro ao espólio” abordou temas importantes da seara do Direito Internacional Privado.

A 1ª vice-presidente da Comissão de Direito de Família da OAB Ceará, Ana Zélia Cavalcante, destaca que o encontro foi marcado pela troca de experiência. “Debatemos sobre o regramento legal a ser aplicado em diversas formas de relações afetivas, familiares e sucessórias transnacionais e também sobre a adoção internacional. O encontro foi tão dinâmico, empolgante e rico em troca de experiências, que gerou a criação de um Grupo de Estudos Permanente em Direito Internacional das Famílias, objetivando fomentar a expertise técnica dos profissionais interessados”, explicou.

Além disso, na oportunidade, a representante comissão agradeceu a iniciativa e apoio. “Tivemos um momento único, de pertencimento junto a demais colegas, tão capacitados quanto as condutoras, onde trocamos nossas ricas experiências enquanto advogados militantes. Agradecemos à presidente da Comissão de Direito Internacional da OAB-CE, Andrine Nunes, pela sensibilidade demonstrada ao sugerir o tema, bem como a presidência da nossa Seccional que prontamente referendou a iniciativa”, afirmou Ana Zélia.

A mesa contou ainda com a palestra da doutoranda pela Universidade Estadual do Ceará (UFC) e professora auxiliar da Universidade de Fortaleza nos cursos de Direito e Comércio Exterior, Jessie Coutinho de Souza.