A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) realizou, entre os dias 13 a 15 de setembro, a IX Conferência Estadual da Advocacia. Evento gratuito, a advocacia precisava realizar a doação de 2 quilos de alimentos não perecíveis para participar. No total, foram arrecadados 672 quilos de alimentos, que a Ordem cearense encaminhou em doação, na última segunda-feira (25/09), para duas instituições beneficentes do Ceará: a Escola Santa Teresinha do Menino Jesus, de Jurema (Caucaia); e a Escola Apostólica dos Jesuítas, de Baturité.
Além das referidas das instituições, a Ordem também proporcionou a doação de cestas básicas a funcionários que trabalharam durante a Conferência Estadual.
Os párocos responsáveis pelas instituições beneficiadas, padre Eugênio Pacelli e padre Nascélio Maciel, compareceram à sede da OAB-CE para receber a doação e, no ensejo, proporcionaram um momento de benção espiritual aos colaboradores da seccional e proferiram palavras de agradecimentos pelo ato de solidariedade.
A vice-presidente da OAB-CE, Christiane Leitão, recepcionou os sacerdotes, e explicou sobre a distribuição da doação dos alimentos. “Gostaríamos de agradecer e compartilhar os frutos da nossa Conferência Estadual com os senhores, lembrando que também compartilhamos com os funcionários da casa, dividindo o que a gente recebeu. Ainda é pouco, mas nós pretendemos realizar outros futuros eventos que também contem com arrecadação de alimentos, para que possamos distribuir e beneficiar aqueles que mais precisam”, declarou.
Padre Eugênio Pacelli, responsável pela Escola Apostólica dos Jesuítas, agradeceu em nome do Mosteiro e disse que “a Escola de Baturité possui três pilares fundamentais: o da espiritualidade, o da cultura e o pilar social, que tem a finalidade de acolher a pessoa humana. São tantas pessoas carentes que moram ao redor do nosso mosteiro. E eu quero dizer a vocês que esses alimentos serão destinados a uma ação que nós temos com adolescentes grávidas, são jovens que o mosteiro acompanha, para proteger a infância e para que elas possam se sentir acolhidas tanto na parte religiosa, quanto na parte social. Então vocês nos ajudam, através desse gesto, a continuarmos nessa missão muito bonita de levar dignidade a pessoas que precisam do nosso cuidado e do nosso coração generoso. Muito obrigado!”, agradeceu.
Ao final, o padre Nascélio Maciel, da Escola Santa Teresinha do Menino Jesus, manifestou sua gratidão, dizendo que “a nossa presença aqui hoje é um gesto grandíssimo, de reconhecimento pelas boas ações executadas pelo próximo, porque a ação humana precisa exercitar justamente a solidariedade, a participação, um gesto de carinho e de reconhecimento pelo outro. Agradeço muito em nome da nossa Escola esse bonito ato e iniciativa em prol dos mais necessitados. Obrigado!”, reconheceu.
Durante a entrega, também estiveram presentes o Conselheiro Federal da OAB pela bancada do Ceará, Hélio Leitão, o presidente da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE) da OAB Ceará, Raphael Castelo Branco; e o Conselheiro Consultivo OAB Jovem, Hélio Leitão.