Uma comitiva da OAB Ceará participou, na última segunda-feira (20/11), da cerimônia de instalação da 2ª Vara Cível de Brejo Santo, no Fórum Governador Plácido Aderaldo Castelo. Com a ampliação, a Comarca agora conta com três Varas, duas cíveis e uma criminal. Além disso, também foi inaugurada a Central de Atendimento Judicial para facilitar os serviços ao cidadão.

Formaram a comitiva da seccional cearense: a vice-presidente da OAB Ceará, Christiane Leitão; o presidente da OAB Subsecção Juazeiro do Norte, Francivaldo (Vavá) Lemos; o presidente da OAB Subsecção Crato, Aderson Feitosa e o presidente da OAB Subsecção Cariri Oriental, Vicelmo Sales. 

Leitão ressaltou sobre a necessidade premente de fortalecer a infraestrutura judicial. “É de extrema importância a instituição de varas judiciais e postos de atendimento jurídico para garantir que as demandas cheguem de fato e que sejam prontamente recebidas e resolvidas de maneira eficaz. A parceria entre a OAB-CE e o Tribunal é crucial e participar de um momento tão relevante como este possui um significado muito grande para todos nós”, concluiu. 

Segundo o presidente da OAB Subsecção Cariri Oriental, Vicelmo Sales, “a criação de uma nova vara, possibilitará uma reestruturação das comarcas agregadas e desafogará as varas já existentes, estabelecendo um fluxo processual mais rápido e dinâmico, na medida que será disponibilizado mais um magistrado e novos servidores”, finalizou. 

O presidente da OAB Subsecção Crato, Aderson Feitosa, destacou sobre a importância do momento para a advocacia e toda sociedade. “Foi um momento de muito júbilo para toda a sociedade do Cariri Oriental, com o fortalecimento do acesso à Justiça, e, ao mesmo tempo, de representatividade do trabalho realizado pelo sistema OAB, sempre em defesa da sociedade e da advocacia”, disse. 

“Estivemos, acompanhado da nossa vice-presidente, representando a Ordem, na instalação da 2ª Vara Cível daquela importante cidade da nossa região, que representa uma grande conquista para a sociedade e que impacta diretamente no exercício da advocacia, ampliando o acesso à justiça, a produtividade, resultando em benefício aos demandantes da justiça, os jurisdicionados”, afirmou o presidente da OAB Juazeiro do Norte, Vavá Lemos.