A OAB-CE, por meio da Comissão de Políticas Públicas sobre Drogas, realizará no próximo dia 13 de dezembro (quarta-feira), às 14h, no Plenarinho da Ordem, uma Audiência Pública com o tema “Sistema de Justiça e a Guerra às Drogas no Ceará e no Brasil”. O evento visa contribuir para a discussão construtiva e a formulação de propostas que abordem de maneira eficaz os desafios relacionados à temática e contará com a participação da sociedade civil, especialistas, autoridades e demais interessados.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Ceará (SSPDS), em junho de 2023, houve o registro de 2,8 mil prisões por tráfico de drogas, representando um aumento de 12,1% em relação ao mesmo período em 2022. Além disso, a instituição divulgou a apreensão de 2,5 toneladas de drogas até junho de 2023, apresentando um aumento significativo de 42,68% em comparação com 2022.

“A escolha do tema se deve à necessidade de um debate amplificado e qualificado sobre as políticas públicas efetivas relacionadas à guerra às drogas. O cometimento de crimes relacionados ao tráfico e uso de drogas é um dos pontos agravantes na crise do sistema carcerário local, sendo a droga frequentemente associada, seja para comercialização ou consumo”, explica a presidente da Comissão de Políticas Públicas sobre Drogas da OAB-CE, Vanessa Venâncio.

SERVIÇO
Audiência Pública da OAB-CE debate estratégias contra o avanço do tráfico e uso de drogas no Ceará e Brasil
Data: 13 de dezembro (quarta-feira)
Horário: 14h
Local: Plenarinho da OAB-CE – endereço: Av. Washington Soares, 800.