A OAB Ceará, através da Comissão de Estudos para a Sustentabilidade, ESG e Empreendedorismo (CEPSESGE), sediou, na última quarta-feira (06/12), pela primeira vez, a reunião bimensal oficial da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental – CIEA,  ligada à Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMACE).

Durante o encontro, que contou com a presença de representantes de diversas entidades, foi debatido sobre o Cronograma de reuniões da CIEA em 2024, as propostas de atividades para a próxima gestão, também sobre a atualização e revisão do regimento interno da Comissão, entre outros assuntos. Foi decidido ainda, durante a reunião, que a próxima reunião da Comissão, será realizada na sede da OAB Ceará, em fevereiro de 2024.

O presidente da CEPSESGE, Jackes Araújo, explicou a finalidade em apoiar a reunião e as ações da Comissão. “A seccional cearense tem assento na CIEA e a nossa ideia de levar a Comissão para dentro do nosso sistema, surgiu pois o CIEA se reúne de forma itinerante, podendo ser em vários outros órgãos e o nosso convite foi para justamente aproximá-los, tendo em vista que a Ordem é uma instituição da sociedade civil de grande importância e que também tem interesse nas temáticas. Das comissões que hoje possui, todas afins à questão ambiental, tem interesse na difusão e na discussão da educação ambiental”, afirmou.

Fabíola Silvino, vice-presidente da Comissão de Estudos para a Sustentabilidade, ESG e Empreendedorismo, “Pudemos acompanhar a reunião e participar ativamente das discussões, incluindo o diálogo sobre o melhoramento do fator humano nos processos socioambientais, onde só conseguimos melhorar alguma coisa na esfera socioambiental, quando melhorarmos enquanto humanos. Sem dúvidas, é apenas o começo de uma importante parceria entre a CIEA e a Comissão da OAB Ceará”, destacou.

Participaram da reunião: a vice-presidente da Comissão de Estudos para a Sustentabilidade, ESG e Empreendedorismo, Fabíola Silvino; o representante do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Rômulo Silveira; os representantes da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA); Milton Alves e Osmarina Fernandes; o representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (CREA-CE), Francisco Assis Bezerra; a representante da Secretaria de Estado de Educação do Ceará (SEDUC), Lindalva Costa e os representantes da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), Luiz Carlos Rocha e Maria Alice Guedes.

SOBRE A CIEA

A Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental – CIEA é um espaço público colegiado, instituído pelo poder público estadual, Lei Lei nº 14.892 de 31/03/2011, destinado a constituir-se em uma instância de coordenação das atividades de Educação Ambiental no Estado do Ceará. A Ciea é composta por representantes da sociedade civil, poder público municipal, estadual e federal, redes de educação ambiental, movimentos sociais, e instituições de ensino que atuam na área de EA.