Nesta terça-feira (16/01), o Instituto dos Advogados do Ceará (IAC) realizou, na sede da Escola Superior de Advocacia (ESA), a posse solene dos novos membros da Diretoria e do Conselho Fiscal, juntamente com a entrega do prestigiado Diploma de Presidente de Honra ao Dr. João Gonçalves de Lemos. A programação teve início com a emocionante Entoação do Hino Nacional pela cantora Carol Damasceno, acompanhada pelos músicos Herlon Robson e Alan Kardec.

A mesa foi composta por figuras de destaque, incluindo o presidente de honra da IAC, João de Lemos, além do presidente e do vice-presidente do IAC, José Damasceno e Hélio Leitão, respectivamente. Também estiveram presentes a presidente da Academia Cearense de Letras Jurídicas, Francilene Gomes, e a Conselheira Federal, Ana Paula Araújo.

Em um momento repleto de emoção e significado, o homenageado Presidente de Honra, Dr. João Gonçalves de Lemos, expressou sua gratidão ao receber o Diploma durante a cerimônia. “Quero especialmente, estender meu profundo agradecimento a Deus, fonte de toda sabedoria e orientação em minha jornada e expressar minha profunda gratidão aos meus familiares, cujo apoio e compreensão foram fundamentais ao longo de toda a minha jornada. Agradeço também a todos que, mesmo após meu período na presidência, consideraram-me digno dessa honra e decidiram prestar-me esta bela homenagem. Cada um de vocês tem um papel especial na construção e no fortalecimento do Instituto dos Advogados do Ceará (IAC)”, disse.

A vice-presidente da OAB-CE, Christiane Leitão, demonstrou entusiasmo e felicidade ao comentar sobre a cerimônia e a interlocução entre o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e o IAC. “É com muita honra que a OAB-CE é representante no Nordeste do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). Tivemos a honra de sediar o encontro do IAB no Nordeste, nesta casa, que mais do que nunca tem a honra e a felicidade de poder trabalhar e ter discussões sobre os temas mais diversos. Nosso sempre presidente da casa, Hélio Leitão, terá a missão de ladear aqui o nosso nobre doutor Damasceno nessa condução do novo mandato do IAC. Então, sem mais delongas, queria apenas afirmar a todos vocês que ter na Ordem o IAC e o IAB juntos é muito representativo para todos nós”, ressaltou.

Em seu discurso, a Conselheira Federal Ana Paula Araújo compartilhou de seu envolvimento com o Instituto dos Advogados do Ceará (IAC) e a relevância da missão iniciada por Rita Cortez e o professor João de Lemos. “A partir da orientação de Rita Cortez e do professor João de Lemos, aumentamos a representatividade das mulheres no IAC. Com a nossa entrada, eu, Christiane Leitão e Francilene, outras advogadas se juntaram ao IAC, trazendo uma valiosa contribuição para a diversidade cultural. A ampla maioria dessas mulheres são professoras e autoras de livros, o que reflete a grande missão do IAC. Tanto o IAC quanto o IAB desempenham um papel crucial na disseminação da cultura jurídica em todas as carreiras jurídicas, buscando ser fecundo, plural e igualitário. É essencial que mais mulheres se juntem a nós para fortalecer e ampliar ainda mais essa missão tão nobre”, expôs.

O presidente empossado do Instituto dos Advogados do Ceará (IAC), José Damasceno Sampaio, compartilhou suas perspectivas e planos para a gestão à frente da instituição. “Nosso objetivo é trabalhar em conjunto com todos os membros das diretorias e comissões especiais, fortalecendo os laços que mantêm nossa comunidade jurídica unida e atuante. Contamos com o apoio de todas e todos para alcançarmos êxito em nossas iniciativas”, finalizou.

IAC – Diretoria – Gestão 2023/2026
Pres. José Damasceno Sampaio
1o Vice Pres. Ana Paula Araújo de Holanda
2o Vice Pres. Hélio das Chagas Leitão Neto
Secretaria Geral: Andrine Oliveira Nunes
Sec. Adj.: Rosa Maria Felipe Araújo
Tesouraria: Bruno Queiroz Oliveira
Dir. Cultural: Maria Vital da Rocha
Presidente de Honra: João Gonçalves de Lemos

Conselho Fiscal:
Efetivos: Antonino Fontenele de
Carvalho – Marcia Sucupira Viana Barreto – Abimael Clementino Ferreira de Carvalho Neto.
Suplente: Alfredo Rogério Gomes de Brito.

Sobre o IAC
Fundado em 4 de julho de 1931 e desde então vem realizando um trabalho de fomento ao estudo e à cultura jurídica, com lançamento de obras de advogados, magistrados e bacharéis em Direito. A instituição tem o compromisso de aprimorar de forma contínua a prática jurídica no Ceará.