A vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), Christiane Leitão, participou, na última terça-feira (16/01), de cerimônia de posse, que aconteceu no Auditório Martins Filho, da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC). Na ocasião, novas integrantes ingressaram na Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ).

A conselheira federal da OAB-CE, Ana Paula Araújo, que também é presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica, organização não-governamental de juristas que defendem a paridade de gênero e igualdade entre os indivíduos, presidiu a mesa do evento. Na oportunidade, Ana Paula empossou a deputada estadual cearense Larissa Gaspar como associada efetiva da ABMCJCE, e também a vice-reitora da UFC, profa. Dra. Diana Azevedo, como associada honorária da Associação.

A vice-presidente da seccional, Christiane Leitão, ressaltou a importância de celebrar instituições de tamanha relevância para a sociedade. “Esse encontro representa um momento de reafirmar a luta que temos em comum: a igualdade entre todos e o respeito aos direitos humanos para a construção de uma sociedade mais justa. Parabenizo e desejo sucesso às novas integrantes da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica”, relatou.

A advogada Ana Paula Araújo, destacou a importância de iniciar o ano de 2024 na Universidade Federal do Ceará, que é “a casa mãe da educação cearense, porque esse momento representa um importante passo para que possamos fomentar formações que abordem, principalmente, as temáticas de gênero e violência contra as mulheres, sem esquecer também das questões raciais e dos povos originários. Sejam muito bem-vindas para somar na nossa Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica”, celebrou.

A posse compõe a programação de comemoração do aniversário de 70 anos da instituição de ensino superior (UFC), cujo reitor, prof. Dr. Custódio Almeida, também se fez presente. Além do magnífico reitor, também compareceram ao evento: a presidente da Comissão de Direito Internacional da OAB-CE e tesoureira da ABMCJ, Andrine Nunes; a presidente da Comissão de Educação e Cidadania da OAB-CE, Sônia Cavalcante; o chefe de gabinete da Reitoria da UFC, Carlos Almir Holanda; o assessor especial da Reitoria da UFC, Ciro Nogueira, a Assessora de legislação do Gabinete da Reitoria da UFC, Cynara Mariano e a presidente da Academia Cearense de Cultura, Márcia Sucupira.

Sobre a ABMCJ
A Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ), é uma organização não-governamental de juristas, com âmbito nacional, que prima pela paridade de gênero e igualdade entre os indivíduos. Fundada em Belo Horizonte (MG), no dia 03 de agosto de 1985, por mulheres provindas de cargos e ocupações de natureza jurídica – advogadas, defensoras, delegadas, promotoras, magistradas, professoras universitárias, ministras, procuradoras, oficialas, entre outras, estando hoje, por meio das comissões estaduais, distribuída em todos os Estados da federação brasileira e no Distrito Federal. Seus objetivos são a contribuição para o estudo crítico do Direito e o empoderamento feminino, ressaltando a relevância das mulheres de carreira jurídica neste viés, e na defesa da Ordem Jurídica, do Estado Democrático de Direito e da Justiça Social.