As inscrições para o Prêmio Innovare já estão abertas. Para a Categoria CNJ, as inscrições vão até 31 de março pelo Portal de Boas Práticas do Poder Judiciário. Já para as demais categorias do Innovare (Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania) é possível se inscrever até o dia 26 de abril, clicando aqui.

A premiação, reconhecida por muitos como o Oscar da justiça brasileira, seleciona as melhores práticas criadas por advogados, defensores públicos, promotores e magistrados para aprimorar o sistema de justiça brasileiro.

Desde sua criação, em 2004, o Prêmio Innovare já premiou mais de 280 práticas em vários estados do país, colaborando para que estes trabalhos sejam conhecidos em outras regiões e estimulando a transformação de alguns deles em políticas públicas.

No banco de práticas do Innovare, acessível ao público pelo site do Instituto, é possível conhecer todas as práticas que já foram selecionadas para concorrer à premiação. Ao todo, o banco agrega mais de 10 mil trabalhos aprovados para concorrer ao Innovare.

Em comemoração aos 20 anos do Prêmio Innovare, o Destaque desta edição levará o nome do primeiro presidente do Conselho Superior do Instituto Innovare, o advogado e ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, que foi um dos idealizadores da premiação.

Para o Prêmio Destaque Marcio Thomaz Bastos, o tema é Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Temáticas das práticas premiadas são variadas

Os temas das práticas escolhidas como premiadas e homenageadas nestes 20 anos são variados e envolvem desde conscientização contra o racismo, defesa dos direitos indígenas e de povos isolados, até opções para igualdade de gênero entre detentas e gestão estratégica do sistema prisional, redes de proteção à portadores de problemas mentais no Rio de Janeiro e em Mato Grosso do Sul; atendimento multidisciplinar à população de rua e vulnerável, entre outros.

A proposta é mostrar as boas ideias colocadas em prática pelos advogados, promotores, defensores públicos e magistrados brasileiros que se dedicam a buscar alternativas para promover o melhor atendimento à população.

Também são premiadas pelo Innovare, na Categoria Justiça e Cidadania, as boas práticas que se desenvolvem no interior do sistema de Justiça por profissionais de qualquer área profissional que contribuam para o fomento da cidadania brasileira.

O Prêmio Innovare é uma realização do Instituto Innovare, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, da Advocacia Geral da União, de associações jurídicas e conselhos de justiça do país e tem o apoio do Grupo Globo.

São parceiros da premiação o Ministério da Justiça e Segurança Pública, através da Secretaria Nacional de Justiça, a Advocacia Geral da União (AGU), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).

Como se inscrever no Prêmio Innovare?

O processo de inscrição no Prêmio Innovare é totalmente digital e gratuito. Não é necessário enviar nenhum documento, arquivo ou foto impressos. Mas só podem se inscrever os trabalhos que já estejam em andamento e que tenham resultados comprovadamente positivos para a prestação jurisdicional.

O candidato deve entrar no site www.premioinnovare.com.br, ler o regulamento e criar um cadastro com login e senha de acesso ao sistema.

*Com informações, Instituto Innovare