A noite de quinta-feira (7) foi marcada pela solenidade de posse da diretoria, conselho consultivo e comissões temáticas do Instituto Brasileiro de Direito de Família – Secção Ceará (Ibdfam-Ceará) para o biênio 2024/2025. A cerimônia, realizada com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), na sede da Escola Superior de Magistrados do Ceará (ESMEC), contou com a palestra da Desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Andrea Pachá, sobre “Guarda Compartilhada, sob a reforma da Lei 14.713/2023”.

A OAB Ceará foi representada pela Conselheira Federal, Vládia Feitosa, que foi empossada como Conselheira Consultiva do Ibdfam-Ceará, além de conselheiros e diretores de comissões da Ordem cearense, empossados para a diretoria e presidência das Comissões Temáticas do Instituto.

São eles: Ana Zélia Cavalcante; diretora de Pesquisas do Ibdfam-Ceará; Mariana Pedrosa, presidente do Núcleo Cariri; Angélica Mota, presidente da Comissão de Direito Processual de Família; Ivna Costa, presidente da Comissão de Diversidade Sexual; Patrícia Ciríaco, presidente da Comissão de Direito de Sucessões; Patrícia Viana e Fabiana Farah, presidente e vice-presidente da Comissão de apoio a pessoa idosa e a pessoa com deficiência, respectivamente; e Paulo do Vale e Tharrara Norens, presidente e vice-presidente da Comissão de Promoção à Igualdade Racial.

A cerimônia foi conduzida pela presidente reeleita para o novo biênio, Gabriela Lima, que falou aos presentes sobre a honra, a alegria e a responsabilidade de ser reconduzida ao cargo. “Muito feliz em estar presidindo novamente esta diretoria do Ibdfam-Ceará para mais dois anos de trabalho árduo, nos proporcionando e me proporcionando lugar de fala e de representatividade, na promoção da igualdade de gênero e igualdade racial”, disse.

Para a Conselheira Vládia Feitosa, “fazer parte de um Instituto que congrega pessoas, pensando e realizando o Direito das Famílias de forma progressista, foi algo que busquei desde muito cedo quando defini minha área de atuação na advocacia, tornando-me uma ibedermana. Por isso mesmo, hoje, sinto-me honrada em tomar posse no Conselho Consultivo para o biênio 2024/2025. Nesse sentido, reforçamos que a OAB-CE sempre tem caminhado ao lado do IBDFAM-CE, e assim se manterá, por meio da realização de ações que promovam a valorização da advocacia de família e de sucessões, fomentando a capacitação técnica dos profissionais que atuam nestas áreas”, ressaltou.

Além de Vládia Feitosa e Mariana Pedrosa, a mesa de abertura também foi composta pela vice-presidente do Ibdfam-Ceará, Melissa Ourives; a presidente do Núcleo da Região Metropolitana do Instituto, Naara Pedrosa; pelos Desembargadores do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Maria Nailde Pinheiro Nogueira, Tarcílio Sousa, Joriza Magalhães e André Costa, este último, empossado como Conselheiro Consultivo do Ibdfam-Ceará; o promotor de justiça, representando a Procuradoria Geral de Justiça, Daniel Isídio; e a Defensora Pública e Assessora de Planejamento e Controle da Defensoria Pública do Ceará, Denise Sousa Castelo, representando a Defensora Geral do Estado do Ceará.

O evento também contou com o apoio da Assembleia Legislativa do Ceará (ALECE), TJCE, ESMEC, Instituto de Assistência e Proteção Social (IAPS) e AR VISTOS.