Na última quarta-feira (28/02), o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), Erinaldo Dantas, recebeu a visita de representantes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para uma reunião. Na ocasião, foram abordadas pautas de interesse da advocacia, especialmente dos (as) advogados (as) atuantes na área previdenciária, para garantir a execução e a melhoria de serviços voltados à seguridade social.

Dentre os assuntos abordados no encontro, a OAB-CE solicitou a criação da superintendência do INSS em Fortaleza. Além disso, a seccional postulou benefícios para a advocacia previdenciária, como a criação de novos canais de atendimento exclusivos para a advocacia e a ampliação de serviços on-line. Os representantes da OAB-CE relataram, ainda, as dificuldades enfrentadas pela demora para o agendamento de perícias e a questão do vazamento de dados do sistema.

Na oportunidade, o superintendente do Instituto, Caio Figueiredo, trouxe a informação de haver possibilidades de fraudes envolvendo advogados; ao passo que foi, de imediato, orientado pelo presidente da Ordem dos Advogados, Erinaldo Dantas, que tais denúncias sejam devidamente formalizadas para que as respectivas denúncias sejam apuradas em processos disciplinares.

Para o presidente da OAB-CE, o encontro entre as duas entidades significa um importante ato de fortalecimento do diálogo institucional. “Considero fundamental que haja esse tipo de troca entre instituições tão necessárias à sociedade civil, como a OAB e o INSS. Deste encontro, construímos uma aproximação substancial com a superintendência Nordeste do INSS e saímos fortalecidos quanto às necessidades da advocacia previdenciarista”, relatou Dantas.

O advogado e Assessor Especial da Presidência da OAB-CE, Thiago Albuquerque, afirmou que “essa proximidade com a superintendência Nordeste do INSS, estando a frente hoje o Dr. Caio Figueiredo, também cearense e de perfil arrojado e empreendedor, será fulcral para uma parceria transversal com a OAB para buscar a melhora dos atendimentos, com a possível criação do Guichê Virtual, com atendimento exclusivo para a advocacia, inclusive de cidades sede de OAB que não contam mais com agências do INSS, como Baturité; além também de medidas de combate à fraude, como o vazamento de dados e remarcações indevidas de perícias”, pontuou.

Estiveram presentes na reunião: o presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas; o advogado e assessor especial da presidência da OAB-CE, Thiago Albuquerque; o gerente executivo do INSS Fortaleza, Francismar Lucena;  o Superintendente do INSS, Caio Figueiredo; o coordenador de gestão de pessoas do INSS, Eduardo Moreira; o chefe do Serviço de Gerenciamento de Relacionamento com o Cidadão (SGREC), Lennon Silva; o gerente executivo do INSS em Sobral, Robson Rocha; o coordenador de gestão de relacionamento com o cidadão do INSS, Rafael Mesquita e o gerente do INSS em Juazeiro do Norte, Emerson Callou.