Na quarta-feira, (10/04), a sede da OAB Ceará foi palco da cerimônia de posse da nova Diretoria Academia Cearense de Letras Jurídicas (ACLJUR) para o triênio 2023/2026. Conduzida pelo então presidente da ACLJUR, José Damasceno, o evento contou com a posse da primeira presidente mulher da Academia, Francilene Gomes de Brito, e contou com a presença de representantes de instituições, como a OAB Ceará e a Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Na solenidade, José Damasceno introduziu os discursos, realizando um pequeno histórico da Academia, explicando sobre a sua fundação oficial no ano de 2011, mas esclarecendo que o início da ACLJUR remonta ao ano de 1978, tendo sido impedido de formalizar sua inscrição devido ao momento político da época. Atualmente, o grupo mantém estatutariamente a cópia da Academia Francesa, com 40 cadeiras em seus respectivos patronos, podendo ter alguns outros membros com outras categorias, assim como há membros honorários.

Em seguida, a advogada pública Francilene Gomes de Brito foi devidamente empossada como a primeira presidente mulher da Academia Cearense de Letras Jurídicas. Em seu discurso de posse, Francilene agradeceu e apresentou seu compromisso com o novo cargo. “Assumimos o compromisso de promover debates, encontros e parcerias com as demais instituições jurídicas do nosso Estado, como a OAB, baluarte na Defesa do Estado Democrático de Direito, dos princípios republicanos e da cidadania; o Instituto dos Advogados do Ceará (IAC) e a Associação Brasileira de Mulheres de Carrilas Jurídicas (ABMCJ). A nossa intenção é também valorizar a participação da mulher advogada nesse contexto. A defesa do Estado de lei é questão que se faz constante nos últimos anos, tanto no Brasil quanto no mundo como um todo”.

E prosseguiu: “Também assumimos o compromisso de cultuar a nossa história. O Direito, as Letras Jurídicas e contribuirmos para o fortalecimento e a valorização da Academia Cearense de Letras Jurídicas (ACLJUR), pois assim o fazendo, estaremos todos contribuindo para a afirmação dos princípios democráticos de direito, da defesa da cultura e da sociedade e da solidariedade humana. Gratidão”, finalizou.

A vice-presidente da OAB Ceará, Christiane Leitão, se manifestou, agraciando a nova presidente empossada e reconhecendo a importância desse momento. “Em nome da Ordem dos Advogados, é com enorme prazer que nós recebemos nessa noite festiva para o posto da nova diretoria da ACLJUR. Gostaria de reforçar o compromisso que essa gestão tem com as academias e, em especial, com o nosso IAC e com a nossa ACLJUR. Hoje, a Ordem dos Advogados seccional do Ceará reforça esta pauta de interlocução entre a academia e a advocacia, buscando cada vez mais o fomento de letras e de aperfeiçoamento da nossa ciência do Direito. Com todo apreço, acredito que, com a presidência da nossa querida Francilene, tenho certeza que a ACLJUR vai desenvolver muitos projetos e esse é o nosso objetivo, não só em especial por ser a primeira mulher presidente da ACLJUR, mas sinalizando e reforçando esse nosso compromisso com o direito e com a academia. Recebam o nosso abraço e sigamos juntos”, celebrou.

Confira a lista dos membros empossados para a Diretoria da ACLJUR:

Presidente: Francilene Gomes de Brito
1º Vice-presidente: Hélio das Chagas Leitão Neto
2º Vice-presidente: Ricardo Bacelar Paiva
1ª Secretaria: Bleine Queiroz Caúla
2ª Secretaria: Paulo Régis Machado Botelho
3ª Secretaria: José Damasceno Sampaio
1º Tesoureiro: Fredy José Gomes de Albuquerque
2º Tesoureiro: Antonino Fontenele de Carvalho
Diretora Cultural: Gina Vidal Marcílio Pompeu.