A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), a Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE) e a Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE) firmaram importante parceria com o Centro Universitário Farias Brito (FB Uni) para a prestação de serviços educacionais que incluem a pós-graduação lato sensu de Especialização em Direito Sindical e o convênio para a concessão de descontos e benefícios nos cursos tecnológicos, de graduação, de pós-graduação e extensão do FB Uni, tanto para a advocacia inscrita na OAB-CE, quanto para colaboradores da Ordem.

Participaram da assinatura de ambos os convênios, o presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, a diretora de relações institucionais da Ordem, Jane Calixto, o presidente da ESA-CE, Raphael Castelo Branco, o presidente da Comissão de Direito Sindical da OAB-CE, Paulo Henrique Alves, além do ex-presidente da ESA-CE e Coordenador Institucional do curso de Direito da FB Uni, Pragmácio Filho e a Coordenadora dos cursos de pós-graduação Lirian Mascarenhas.

“Hoje, firmamos duas importantes parcerias com o Centro Universitário Farias Brito. A primeira delas atende a advocacia de Direito Sindical que almejava por uma especialização na área, e nós conseguimos, por meio do trabalho da Comissão e da nossa diretoria de relações institucionais. E outra grande parceria que atende não só a advocacia, mas também os colaboradores da OAB e seus dependentes, com benefícios exclusivos para que alcancem uma especialização de qualidade”, ressaltou Erinaldo Dantas.

A diretora Jane Calixto, que presidiu a Comissão de Direito Sindical entre 2018 a 2023, explica que a escassez de cursos de pós-graduação na área é antiga e, para atender a demanda da advocacia cearense que atua com Direito Sindical, iniciou importantes tratativas para a viabilização do curso de especialização no Ceará. “Depois de várias reuniões com membros da Comissão e professores convidados, realizamos todo o projeto pedagógico e apresentamos para a FB Uni. Muitas reuniões ao longo dos anos, veio a pandemia, depois retomamos o projeto, muito trabalho para conseguirmos concluir esse convênio entre a OAB-CE, ESA-CE e FB Uni para iniciarmos nossa pós em agosto. É um sonho realizado, uma conquista muito importante para a advocacia trabalhista sindical”.

Pragmácio Filho explicou que um dos convênios firmados “faz parte do Programa Bolsa Integração, que garante descontos e benefícios exclusivos para a advocacia, os colaboradores da Ordem e seus dependentes nos mais diversos cursos promovidos pelo centro universitário. Acreditamos que a educação é transformadora e estendemos as oportunidades não só para advogadas e advogados, mas também para todos que contribuem para o trabalho da Ordem cearense”.

Os benefícios variam desde descontos de 19,5% sobre o valor bruto das mensalidades de cursos de pós-graduação; 20% para pós-graduação na modalidade de Ensino a Distância (EAD); 39% para graduações, até o percentual de 50% sobre o valor bruto das mensalidades das graduações EAD. Os benefícios se aplicam aos cursos promovidos única e exclusivamente pelo FB Uni.