Na manhã desta quarta-feira, 02 de outubro, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), Erinaldo Dantas, e o coordenador estadual de Fiscalização da Atividade Profissional da Advocacia, Fábio Costa, participaram de uma reunião com representantes da Polícia Civil do Estado do Ceará. O encontro teve como objetivo debater e propor ações para enfrentar os golpes que vêm sendo aplicados contra advogados por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp.
A reunião, realizada na sede da Polícia Civil, contou com a presença do delegado-geral, Márcio Gutiérrez, e da titular da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF), delegada Keyla Lacerda. Durante o encontro, foram discutidas medidas preventivas e de conscientização, além de formas de aprimorar a cooperação entre as instituições para combater essa modalidade de crime.
O presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, destacou a importância de se garantir a segurança dos profissionais da advocacia: “Os advogados (as) são alvos frequentes desses golpes, que trazem prejuízos financeiros e comprometem a atuação profissional. Nosso papel é buscar soluções junto às autoridades competentes para proteger a classe e assegurar que esses crimes sejam combatidos com rigor”, disse o diretor da Ordem cearense.
Já o coordenador de Fiscalização, Fábio Costa, reforçou a necessidade de uma ação rápida e efetiva: “Estamos trabalhando para fortalecer o diálogo com a Polícia Civil e garantir que as vítimas recebam o suporte necessário. Além disso, é fundamental que os advogados estejam cientes das formas de prevenção e possam identificar esses golpes de maneira ágil”, complementou.
O delegado-geral, Márcio Gutiérrez, e a delegada Keyla Lacerda ressaltaram a importância de as vítimas denunciarem prontamente os casos para que as investigações sejam iniciadas o quanto antes.
A OAB Ceará disponibiliza um canal para denúncias no site da seccional para profissionais que sejam vítimas de golpes com a utilização indevida de seu nome ou com a abordagem a seus clientes para atos de má-fé. As denúncias podem ser encaminhadas por meio dos seguintes canais:
WhatsApp: (85) 98201.3434
E-mail: fiscalizacao@oabce.org.br
site: https://oabce.org.br/institucional/cef/
*Fotos: Ascom Polícia Civil/Leonardo Albuquerque