A diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará realizou, no dia 28 de janeiro, uma visita institucional ao prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão,- para tratar da ampliação da parceria da seccional cearense com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) nos bairros da capital. O projeto, que já funciona em parceria com a Regional 2, busca ser expandido para todas as regionais da cidade, ofertando mediação e atendimento jurídico gratuito à população, com o objetivo de reduzir conflitos e contribuir para a diminuição da violência urbana.

A presidente da OAB-CE, Christiane do Vale Leitão, destacou a importância da mediação como um instrumento de pacificação social. “Esse projeto foi criado e tem tudo para crescer. Hoje, já temos uma atuação consolidada junto à Regional 2, mas queremos ampliar para todas as regionais. No mundo todo, a mediação tem sido uma grande aposta para evitar que conflitos mais graves aconteçam”, ressaltou.

Além da ampliação do CEJUSC nos bairros, a OAB-CE também pleiteou uma maior participação nos conselhos municipais. A Ordem já atua em alguns desses espaços, contribuindo para o fortalecimento do diálogo institucional e a melhoria das políticas públicas. Agora, busca ampliar sua representatividade para que advogados e advogadas, por meio de estudos técnicos, possam oferecer ainda mais suporte à prefeitura.

O prefeito Evandro Leitão ouviu atentamente os pleitos e manifestou interesse em analisar as propostas apresentadas pela diretoria da OAB-CE. Durante a reunião, também foi entregue o convite para a solenidade de posse da nova gestão da Ordem, que acontecerá no próximo dia 04 de fevereiro, às 19h, no Centro de Eventos do Ceará.

Também estiveram presentes na reunião o vice-presidente da OAB-CE, David Peixoto; o secretário-geral da OAB-CE, Thiago Morais; o secretário-geral adjunto e corregedor da OAB-CE, Francivaldo (Vavá) Lemos; e o procurador-geral do município, Hélio Leitão.

 

Foto: Beatriz Boblitz/PMF