A Ordem dos Advogados do Brasil – secção Ceará (OAB-CE), representada por sua presidente, Christiane do Vale Leitão, vice-presidente David Peixoto, o  diretor adjunto de relações Institucionais Henrique Oliveira e diretor adjunto diretor adjunto de‎‏‏‎ ‎‏‏‎prerrogativas Márcio Victor Albuquerque, além do conselheiro federal Erinaldo Dantas, do conselheiro estadual Bruno Ellery,e da vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), Francisca Castelo Branco, participou da solenidade de reinauguração da sede do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). A cerimônia ocorreu nesta segunda-feira (27), no bairro Cambeba em Fortaleza. 

O evento foi dirigido pelo chefe do poder judiciário do Ceará, desembargador Abelardo Benevides Moraes e contou com a presença de autoridades de diferentes instâncias tanto do governo quanto do âmbito da justiça. 

Sobre a reestruturação da nova sede do TJCE, Christiane ressaltou a importância do novo equipamento para o fortalecimento da classe jurídica do estado. “Gostaria de parabenizar o Tribunal de Justiça do Ceará pelo grande feito que é a reinauguração de sua sede. Sei que mesmo em sua ausência, o poder judiciário jamais parou, mas acredito que a reestruturação do prédio, bem como sua ampla modernização, irá fortalecer todo o judiciário do Ceará”, declarou. 

Em seu discurso, Abelardo Benevides Moraes destacou a promoção da produtividade e valorização do judiciário que será trazida com o retorno de sua sede, agora, renovada. “A importância desse retorno transcende as questões históricas ou afetivas. Esta reinauguração não é somente uma celebração pela reconstrução de um espaço físico, é mais um passo importante nesse contínuo caminhar para termos um Judiciário cada vez mais ágil, produtivo, eficiente, humanizado e acessível a todos os cidadãos”, disse. 

Em 6 de setembro de 2021, a sede do TJCE registrou um incêndio durante a madrugada. As chamas se alastraram pelo prédio, mas, felizmente, não houve vítimas. O Judiciário afirmou que mesmo com o incêndio, nenhum processo foi perdido em decorrência das chamas, pois o “TJCE já vinha realizando investimentos em tecnologia e contava com 100% do acervo digitalizado”, afirmou. Para além disso, o tribunal teve que aderir ao formato de teletrabalho tendo sua sede realocada, temporariamente, para o Fórum Clóvis Beviláqua. 

À época, estava à frente do Tribunal de Justiça a desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira que, durante a inauguração, relembrou emocionada os momentos de superação do órgão após o incêndio. “Na condição de presidente deste Tribunal à época, acompanhei o trabalho incansável do corpo de bombeiros que combatiam as chamas que consumiam este prédio. Graças à providência divina, fomos imediatamente amparados por uma onda de solidariedade e colaboração. Todo este esforço e solidariedade são reflexos do reconhecimento ao trabalho diário feito pelo Poder Judiciário. É uma conquista coletiva, motivo de orgulho para todos nós. Hoje celebramos uma colheita tão esperada, que simboliza a realização de um grande sonho”

Com as reformas, o novo equipamento recebeu melhorias nas instalações elétricas, de internet, climáticas, hidráulicas, além de melhorias nos gabinetes dos desembargadores e desembargadoras. Todas as mudanças foram feitas de modo a atender adequadamente as normas de segurança e acessibilidade estabelecidas em lei. O retorno das atividades do judiciário na sede ocorrerão a partir desta terça-feira (28).  

A solenidade também foi acompanhada pelo ministro da Educação, Camilo Santana; o governador do estado, Elmano de Freitas; o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão; o procurador-geral de Justiça, Haley de Carvalho; a defensora pública geral, Sâmia Farias; a diretora do Foro da Justiça Federal, juíza Gisele Sampaio; e o presidente eleito da Assembleia Legislativa (Alece), deputado Romeu Aldigueri; além de secretários(as) de Estado, secretários(as) do Tribunal, desembargadores, desembargadoras, juízas, juízes, servidoras, servidores e demais autoridades, além de colaboradoras e colaboradores da Justiça estadual e de outros órgãos.