A diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) reuniu-se, nesta quarta-feira (10/04), com a corregedora-geral de Justiça, desembargadora Marlúcia de Araújo Bezerra, para apresentar propostas para otimizar o atendimento à advocacia e à sociedade.

De acordo com o diretor adjunto de Relações Institucionais da OAB-CE, Henrique Oliveira, e representante da OAB junto ao TJCE, a ideia é melhorar o atendimento por meio da uniformização dos canais existentes e da fiscalização da efetiva utilização desses canais, debater situações de unidades com alto acervo de processos e a falta de magistrados, da criação de ferramenta para recebimento de denúncias decorrente de problemas ocorridos com os serviços extrajudiciais, e da cooperação institucional entre a OAB-CE e o TJCE para o adequado tratamento dessas demandas apresentadas.

“Apresentamos questões que impactam na advocacia e nos jurisdicionados. O objetivo da OAB-CE é atuar em cooperação com o Tribunal de Justiça para efetivamente obtermos soluções para esses problemas, precisamos ser participes e construir saídas viáveis e eficientes para essa realidade”, afirmou Henrique Oliveira.

Já o secretário-geral adjunto da OAB-CE, Francivaldo (Vavá) Lemos destacou que as melhorias vão impactar positivamente na atuação da advocacia do interior. “O ponto mais importante que levamos é a unificação do atendimento nas varas porque cada magistrado adota uma forma de atendimento, dificultando a atuação dos advogados. Outro ponto é que algumas varas do interior estão sem juízes há muito tempo e isso tem causado um prejuízo enorme”, ressaltou.

A desembargadora Marlúcia Bezerra destacou a importância da parceria entre as instituições para melhorar os serviços prestados pelo Judiciário. “A cooperação é fundamental porque o principal beneficiado será o jurisdicionado”, disse.

Na reunião, a diretoria da OAB-CE também foi representada pelo secretário-geral Thiago Morais.

Cooperação entre OAB-CE e TJCE
Na última segunda-feira (7/4), representantes da OAB-CE e do TJCE participaram de reunião institucional para discutir a criação de um plano de cooperação voltado à melhoria da comunicação entre as instituições e à padronização de atendimentos à advocacia. O encontro ocorreu na sede do TJCE, com a presença de magistrados e membros do Núcleo de Cooperação Judiciária do Tribunal.

Neste ano, a presidente da OAB-CE, Christiane Leitão, também já apresentou pleitos da advocacia, como a questão da falta de magistrados no Interior, ao presidente do TJCE, desembargador Heráclito Vieira.