Na tarde do dia 29 de abril, os colaboradores da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará participaram de treinamento sobre o Processo Judicial Eletrônico (PJe). A capacitação foi promovida por servidores do Tribunal de Justiça do Estado (TJCE) e reforça a parceria entre as instituições. 

A capacitação ficou a cargo das servidoras do TJCE: Isabela Madeira Bezerra de Menezes, coordenadora do Núcleo de Apoio Administrativo do Pje; Lorena Costa Miranda, supervisora da Coordenadoria de Atendimento do Pje; e Ivone Mendes, supervisora do Núcleo de Qualificação do Acervo da Vice-Presidência do TJCE. Pela OAB-CE, participaram os integrantes da Procuradoria Jurídica, do Centro de Apoio e Defesa do Advogado e da Advocacia, do Tribunal de Defesa de Prerrogativas e do Tribunal de Ética e Disciplina compareceram ao treinamento.

Segundo Isabela Bezerra de Menezes, o objetivo do treinamento foi disseminar o conhecimento na utilização do sistema, evitar a ocorrência de erros, assim como sanar as principais dúvidas sobre a ferramenta. “Mostramos como se cadastrar corretamente, consultar os processos do sistema, requerer novo acesso etc. Também informamos os canais de atendimento do TJCE por meio dos quais é possível tirar dúvidas e solicitar auxílio, sempre que necessário”, disse a coordenadora.

A iniciativa da equipe do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) visa fortalecer a cooperação institucional com a OAB-CE, por meio da realização contínua de capacitações voltadas à toda a advocacia. O objetivo central é a redução de inconsistências no cadastramento processual. “Equívocos nessa etapa impactam diretamente a atuação do Tribunal, a rotina dos advogados e o direito do jurisdicionado. A solução está no aprimoramento constante e na disseminação do conhecimento, de forma a assegurar que os processos sejam inseridos corretamente no sistema, desde a origem, evitando retrabalho e a necessidade de redistribuições”, destacou Ivone Mendes.

Sistema PJe

Plataforma digital que visa modernizar e agilizar a tramitação de processos judiciais, o PJe permite que advogados, magistrados e servidores acessem e gerenciem documentos eletronicamente. Por meio dessa tecnologia, é possível realizar petições, acompanhar prazos e consultar andamentos de processos de forma online, promovendo maior transparência e eficiência no sistema judiciário.