A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) recebeu os juízes federais, Gisele Sampaio e Júlio Coelho, para a apresentação do Projeto Justiça Centrada nas Pessoas, uma iniciativa da Justiça Federal do Ceará, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5). O encontro ocorreu na sede da OAB-CE, na quinta-feira (29), e teve como objetivo firmar parceria com a OAB-CE para a divulgação e mobilização da advocacia cearense nas etapas de pesquisa com grupo focal.
Durante o encontro, a juíza diretora do Foro, Gisele Sampaio, e o juiz vice-diretor e coordenador do Eixo 1 – Experiência da Pessoa Usuária, Júlio Coelho, apresentaram os objetivos da iniciativa, as linhas de atuação para redesenhar serviços com base em evidências, experiências reais e princípios de equidade, inclusão e escuta ativa.
O projeto prevê um diagnóstico aprofundado dos serviços prestados pela Justiça Federal no Ceará, com foco na qualidade, eficiência e percepção dos usuários. A pesquisa está sendo realizada no âmbito do Eixo 1, conduzida pela consultoria especializada Catálise, que está à frente da fase de diagnóstico qualitativo. A metodologia inclui entrevistas em grupo focal com partes, advogados(as) e servidores(as), além de observações presenciais de atendimentos e audiências, aplicação de questionários e análises de dados administrativos.
A OAB-CE contribuirá com a mobilização de advogadas e advogados, de diferentes searas, para que participem da fase de escuta ativa, apresentando suas percepções sobre os serviços prestados pela Justiça Federal. Para a presidente da OAB-CE, Christiane Leitão, “é muito importante que a Justiça esteja próxima da advocacia, principalmente, dos advogados e advogadas que atuam no interior do estado e possuem demandas diferentes da capital. Agradeço a oportunidade de podermos contribuir com esse projeto”, destacou.
Gisele Sampaio, destacou que o serviço público só cumpre plenamente sua missão quando escuta os seus usuários e busca aperfeiçoar seus serviços a partir das necessidades apresentadas. “Nessa perspectiva, a parceria com a OAB é fundamental para assegurar que a advocacia — carreira indispensável à administração da justiça — tenha voz ativa no processo de aprimoramento que a JFCE pretende alcançar por meio do Projeto Justiça Centrada nas Pessoas”, ressaltou.
As entrevistas ocorreram em Juazeiro do Norte e Sobral e estão agendadas para Fortaleza entre 14 a 22 de julho. Nesse primeiro momento, além da escuta direta, os(as) pesquisadores(as) estão observando a estrutura física das unidades da JFCE em Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte, avaliando acessibilidade, conforto e humanização dos espaços.
Também participaram da reunião: o secretário-geral da OAB-CE, Thiago Morais, o corregedor e secretário-geral adjunto, Francivaldo (Vavá) Lemos, o diretor adjunto de relações institucionais, Henrique Oliveira, os presidentes de subsecções, Rafael Ponte (Sobral) e João Borges Filho (Juazeiro do Norte) e Batista Júnior (Litoral Leste), além do secretário-geral adjunto da OAB Juazeiro do Norte, Wanderson Maia Bento.
Sobre o Projeto
O Projeto Justiça Centrada nas Pessoas (BRA/23/009) é fruto de cooperação técnica entre JFCE, PNUD e TRF5, que busca desenvolver subsídios para fortalecer ações de inovação e melhoria dos serviços judiciários, por meio de metodologias, ações-piloto, estudos e ferramentas.
A iniciativa atua em seis eixos temáticos, que envolvem experiência da pessoa usuária, tecnologia, conhecimento, gestão de pessoas, governança e efetividade institucional.
A parceria com a OAB-CE reforça o compromisso coletivo com uma Justiça mais acessível, eficiente e centrada nas necessidades reais das pessoas que dela precisam.