A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), Christiane Leitão, requereu, em reunião na última segunda-feira (2/6), melhorias nos atendimentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) à advocacia. No encontro, que contou com a presença do superintendente regional Nordeste do INSS, Caio Maia Figueiredo, a presidente da Ordem solicitou a melhoria e a ampliação dos atendimentos presenciais nas subsecções do Estado, com o objetivo de beneficiar a população que reivindica a concessão de benefícios do INSS no interior.
“Hoje, a advocacia previdenciária é uma das maiores áreas de atuação da Ordem e os benefícios do INSS são muito importantes para uma parcela grande da população. Então nossa preocupação com o posto avançado do INSS nas nossas sedes do interior só cresce. Por isso, solicitamos melhorias nos atendimentos do INSS na capital e no interior, com mais servidores para melhorar o serviço, porque, assim, ganha a advocacia e ganha a sociedade”, afirmou Christiane Leitão.
Também participaram da reunião o diretor-adjunto de Relações Institucionais da OAB-CE, Henrique Oliveira; a presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB-CE, Simone Lima; o procurador da OAB-CE, Allyson Cristino; o 1º vice-presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-CE, Eduilton Barros; o gerente-executivo do INSS Fortaleza em exercício, Gerôncio Neto; a chefe de serviço social da Superintendência Nordeste do INSS, Fátima Brasil; e a coordenadora de gestão de benefícios da Superintendência Nordeste do INSS, Izabela Andrade.
“Discutimos questões como a manutenção dos postos de atendimento do INSS para desafogar os atendimentos e a parceria com a OAB-CE, já que ter os postos do INSS dentro das sedes é de suma importância para a advocacia previdenciária”, destacou a presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB-CE, Simone Lima.
Histórico
Em fevereiro deste ano, a presidente Christiane Leitão e representantes da OAB-CE se reuniram com a gerência da Previdência Social e a Coordenação Regional da Perícia Médica Federal do INSS para ratificar a importância das ações conjuntas em prol de melhorias para o exercício da advocacia e o impacto para a sociedade. Na ocasião, a Ordem participou com uma comitiva formada por integrantes da seccional e de subsecções, que apresentaram demandas da advocacia previdenciária da capital e do interior do estado, como a viabilização de instalação de postos exclusivos para a advocacia em todas as subsecções; a unificação de horários de atendimento das agências GEX (Gerência Executiva do INSS); e a verificação da situação das perícias médicas do INSS no Ceará em comparação aos demais estados; entre outros temas.